Banca de DEFESA: NINODJA THAYSI BARBALHO DA SILVA SOUZA

DISCENTE : NINODJA THAYSI BARBALHO DA SILVA SOUZA
DATA : 26/07/2023
LOCAL: Multimeios 1 + Webconferência (híbrido)

PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA QUANTO AOS PROCESSOS DE INCLUSÃO: ACESSO E PERMANÊNCIA NA UFRN

Autismo; Autismo no Ensino Superior; Autismo e permanência na Universidade. Inclusão.

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que compromete as funções neurológicas no tocante ao comportamento, a linguagem e a interação social dos indivíduos. Ainda não existe uma comprovação científica única a respeito da causa do autismo, muito embora as pesquisas direcionam tais causas a fatores genéticos e/ou ambientais. Pesquisas da Organização Mundial de Saúde (OMS) estimam que o Autismo esteja presente em cerca de 70 milhões de indivíduos no mundo (o equivalente a 1% da população mundial). No Brasil, cerca de 2 milhões de indivíduos possuem autismo. De acordo com estudos realizados nos Estados Unidos nos anos de 2019 e 2020, houve um crescimento ainda maior no número de casos diagnosticados de autismo, revelando que sua prevalência é de 1 para 30 indivíduos entre 3 e 17 anos. Considerando-se a literatura existente no Brasil acerca do TEA, evidencia-se que grande parte dela está voltada à caracterização do espectro e as formas mais adequadas de tratamento. Menciona-se a respeito do autismo na primeira infância e, em poucos casos, na adolescência. Quanto ao autismo na vida adulta, em se tratando das oportunidades e possibilidades inclusivas em ambientes educacionais, dentre os quais, o ambiente acadêmico, as pesquisas ainda são um tanto incipientes. Quanto ao número de pessoas com TEA que estão cursando as universidades, este ainda é reduzido. Segundo dados do Censo da Educação Superior do ano de 2020, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2.974 pessoas com TEA foram matriculadas nas universidades brasileiras. Por conseguinte, considerando-se as pesquisas científicas que discorrem a respeito do autismo nas universidades do Brasil, pouco se aborda sobre as percepções dos estudantes em relação aos processos de aprendizagem e permanência na Universidade. Identifica-se que muitas vezes tais pesquisas estão voltadas à necessidade de formação continuada para educadores no intuito de saberem lidar pedagogicamente com os estudantes com TEA ou à importância do currículo adaptado nas instituições de ensino. Considerando-se esses pressupostos, a pesquisa em foco, intitulada de Percepções de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista quanto aos Processos de Inclusão: acesso e permanência na UFRN, emergiu do interesse pessoal e profissional quanto ao aprofundamento científico e social da abordagem suscitada. Enquanto pesquisadora, educadora, profissional e mãe de um adolescente com TEA, pretende-se, através desta pesquisa de abordagem qualitativa, analisar as percepções de nove estudantes com transtorno do espectro autista, graduandos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no que diz respeito aos processos de inclusão e permanência no lócus acadêmico. Como objetivos específicos pretendemos: Identificar as expectativas dos estudantes com autismo em relação aos processos de ensino, aprendizagem e permanência na universidade; Analisar se as expectativas dos estudantes com TEA na UFRN quanto aos processos de ensino, aprendizagem e permanência na universidade estão sendo correspondidas. Como resultados, apresentamos a análise das percepções dos discentes e as sugestões por eles trazidas, no intuito de estarmos contribuindo para a disseminação de novos saberes, reflexões e discussões no tocante à abordagem pesquisada.

Externa à Instituição - IDA DE FATIMA DE CASTRO AMORIM - UFAM
Interno - 1149542 - FRANCISCO RICARDO LINS VIEIRA DE MELO