O QUE SERIA DE NÓS SEM A EXPRESSÃO ARTÍSTICA? TEATROS FEMINISTAS NATALENSES: RECONHECIMENTO COMO EFEITO POLÍTICO-EDUCATIVO
Educação, Teatro político, Teatro feminista natalense
Esta pesquisa de Mestrado em Educação possui como tema o Teatro feminista natalense e seus alcances e/ou efeitos educativos. Analisando possibilidades e potências de reverberações educativas dos fazeres teatrais, este trabalho objetiva investigar a dimensão educativa do teatro natalense que versa sobre mulheres, na perspectiva das próprias artistas da cena feminista de Natal/RN. Fazem parte do estudo as mulheres das peças: Violetas (2016) e Mulheres invisíveis (2018). Dentre as questões que movem a pesquisa, destacam-se: Em que direções os espetáculos produzidos e/ou protagonizados por mulheres são capazes de provocar transformações político-sociais? As peças têm - ou tiveram - implicações educativas para as artistas que as fizeram? Em consonância com a natureza qualitativa da pesquisa, elegeuse a entrevista com as artistas como principal procedimento metodológico, desenvolvido na forma de grupos de conversa, para dialogar acerca da temática deste trabalho e identificar elementos educativos presentes nas referidas peças de teatro. Dentre os resultados, destaca-se que as reverberações, alcances e/ou efeitos educativos proporcionados pelos teatros feministas natalenses encontram-se em um constante exercício de reconhecimento das significâncias de ser mulher em esferas históricas, culturais, sociais e políticas.