Banca de DEFESA: SHAIRANY ARIAS PALOMBO SONNTAG

DISCENTE : SHAIRANY ARIAS PALOMBO SONNTAG
DATA : 13/07/2023
LOCAL: Auditório do Bloco de Aulas + Plataforma de Webconferência (híbrido)

“SER BOM E DISCIPLINADO É UM DEVER DO HOMEM DE TERRA OU DE MAR”: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DAS ESCOLAS DE APRENDIZES MARINHEIROS (1885-1906)

Escola de Aprendizes Marinheiros. Livro Didático. Ensino Profissional

Essa dissertação tem como objetivo analisar o material didático produzido para as Escolas de Aprendizes Marinheiros em fins do século XIX como parte da metodologia de ensino adotada na instituição. O Livro do Aprendiz Marinheiro é datado do ano de 1889, possuindo dois volumes. O primeiro, é dedicado ao ensino elementar e o segundo trata a respeito do ensino profissional, compondo assim a formação dos menores em aprendizes marinheiros. Para melhor compreensão do tema, utilizamos como referencial teórico as considerações sobre história das disciplinas escolares postulada por André Chervel (1990), bem como o conceito de cultura material, expressão provocada pela Nova História Cultural. No tocante a este ponto, utilizamos principalmente as considerações de Rosa Fátima de Souza (2007). Além disso, dialogamos com o trabalho escrito por Rozenilda Maria de Castro Silva (2017) que trata questões importantes acerca do funcionamento dessas instituições de educação profissional e militar. Para tanto, este trabalho está inserido nos domínios da História Cultural e empregamos os escritos da historiadora Sandra Pesavento (2019). Como metodologia, realizamos a análise das fontes através da operação historiográfica de Michel de Certeau (2007). Concluímos que os dois volumes do Livro do Aprendiz Marinheiro, são parte importante da cultura material escolar das Escolas de Aprendizes Marinheiros e pela análise, podemos destrinchar importantes questões sobre o ensino nessas instituições. Portanto, essa obra traz um ensino pautado em questões morais religiosas além de incutir uma cultura de disciplina e obediência nos alunos.

Interno - ***.871.164-** - AVELINO ALDO DE LIMA NETO - IFRN
Presidente - 2310142 - AZEMAR DOS SANTOS SOARES JUNIOR
Externa à Instituição - CLÁUDIA ENGLER CURY - UFPB
Externo à Instituição - IRANILSON BURITI DE OLIVEIRA - UFCG