Banca de DEFESA: SHALATIEL BERNARDO MARTINS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SHALATIEL BERNARDO MARTINS
DATA : 07/06/2023
LOCAL: Plataforma de webconferência + Universidade Regional do Cariri (híbrida)

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O ESTÁGIO DE LÍNGUA INGLESA NA REGIÃO DO CARIRI

Estágio de Língua Inglesa; Representação Social; Docência

O Estágio Curricular Supervisionado de Língua Inglesa é uma das etapas obrigatórias para quem cursa a licenciatura em Letras Inglês. Na Universidade Regional do CaririURCA, ele se encontra nos semestres finais do curso, o que acaba gerando, nesses estudantes, anseios e expectativas do que irão encontrar dentro de sala de aula. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar as representações sociais que os discentes do curso de Letras Inglês da URCA constroem em relação ao estágio supervisionado e como elas interferem na sua formação/atuação pedagógica. A pesquisa teve como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais (TRS), a partir dos estudos clássicos de Moscovici (2012) e Jodelet (2001) no que diz respeito à criação e aprimoramento da teoria. Além disso, utilizamos também autores como Arruda (2005), Abric (1998), e Andrade (2003) para a compreensão do desenho metodológico desenvolvido para a análise dos dados. A recolha dos dados se deu de duas maneiras, inicialmente foram selecionados relatórios de estágio supervisionado, tanto relacionado ao ensino fundamental quanto ao ensino médio. Ao todo, 38 relatórios foram escolhidos para o corpus da pesquisa, tendo sido disponibilizados pela coordenação do curso de Letras Inglês da URCA. Em seguida, aplicamos um questionário para os discentes que estavam cursando os componentes curriculares alvo de nossa investigação, obtendo, igualmente, 38 respostas que foram tabuladas e selecionadas através de seções. A partir dessa recolha, criamos as categorias a serem analisadas, respectivamente: o estágio enquanto processo formativo na IES, o processo de construção do estágio pelos estagiários, e os saberes docentes advindos do professor da educação básica, caracterizando a pesquisa como sendo de cunho quanti-qualitativo (JARDILINO, 2000). O resultado das análises apresentou algumas características das representações sociais emergidas do estágio como um momento desafiador, mas que ao mesmo tempo é de bastante aprendizado para esses estagiários. Além disso, pudemos ver que esses professores em formação trouxeram à tona representações que os diferencia do professor do ensino básico, mas que ao mesmo tempo faz com que eles se afirmem enquanto aprendizes ativos no seu próprio processo de construção do aprendizado. Por fim, eles demonstraram, através de suas representações, que o professor da escola de ensino fundamental e médio tem muito a ensinar, não só através de abordagens e métodos de ensino de Língua Inglesa, mas através de suas experiências na lida diária do chão da escola. Por fim, entendemos que, mesmo diante das adversidades trazidas pela pandemia da COVID19, o estágio supervisionado foi um momento formativo valoroso para esses futuros profissionais e que, ao chegarem a exercer a profissão, esses novos docentes de inglês serão capazes de contornar as adversidades da sala de aula através de um ensino mais tecnológico e voltado para o propósito do aprendizado de seus estudantes.

Externo à Instituição - EDSON SOARES MARTINS - URCA
Externo à Instituição - GUILHERME MARIANO MARTINS DA SILVA - URCA
Externa ao Programa - 1630662 - ADEMARCIA LOPES DE OLIVEIRA COSTA - nullExterno à Instituição - ANDRE AUGUSTO DINIZ LIRA - UFCG
Externa ao Programa - 1645274 - DANIELLE OLIVEIRA DA NÓBREGA - nullInterna - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO