Banca de DEFESA: CAMILA RODRIGUES DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILA RODRIGUES DOS SANTOS
DATA : 28/02/2023
HORA: 13:00
LOCAL: Plataforma de webconferência (online)
TÍTULO:

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE SER DOCENTE: A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO VETOR DE MUDANÇAS NO FAZER DOCENTE NOS CONTEXTOS DO BRASIL E DA ESPANHA


PALAVRAS-CHAVES:

formação continuada; representações sociais; ser docente.


PÁGINAS: 322
RESUMO:

Investigar as contribuições dos estudos da Teoria das Representações Sociais (TRS) para a prática docente tem como fundamentação epistemológica a concepção de que o conhecimento é uma construção humana a partir da visão individual e coletiva de um grupo específico, em determinada organização social, e das marcas históricas desse grupo e de seus membros individualmente. Posto isto, esta pesquisa objetivou analisar a representação social de um grupo de professores sobre o “ser docente”, a partir da interface entre a Teoria das Representações Sociais (TRS) e a própria representação do grupo enquanto fenômeno social e suas implicações no “fazer docente”. Esta investigação nasceu dos estudos elaborados na iniciação científica, durante a participação em Projetos de Pesquisa da linha “Educação, Representações e Formação Docente”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Contribuíram ainda para o estudo, pesquisas referentes à formação docente, às políticas públicas educacionais e à prática docente, aliadas ao pressuposto de que os estudos referentes à TRS revelam um conhecimento da pesquisadora sobre si como “ser docente”. Tal conhecimento proporcionou mudanças em seu fazer docente e, por isso, a escrita é com inspiração autoetnográfica. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se como suporte teórico-metodológico: a TRS, defendida por Moscovici (1961), Jodelet (2001, 2011) e Sá (1996, 1998); a Teoria do Núcleo Central (TNC), elaborada por Abric (1996, 1998) e abraçada por Melo (2009, 2022); e a Filosofia da Educação de Freire (1979, 1997, 2000, 2019). Em revisão de literatura e estado da arte, a partir da investigação sobre o tema proposto, no Banco de Teses e Dissertações Capes/MEC, percebeu-se a ausência de estudos a esse respeito, sinalizando que a proposição desta pesquisa é inovadora e pode contribuir para repensar a formação docente. Considerando que o grupo pesquisado participou ativamente da produção do conhecimento para esse estudo, entendemos que se trata de uma pesquisa-ação em TRS. Desse modo, o percurso metodológico envolveu visita aos três campos que se constituem lócus da pesquisa, representado por 12 docentes de uma Instituição de Ensino da Rede Municipal e 16 docentes em Instituição de Ensino da Rede Federal, ambas no Brasil; e 17 docentes de um Centro de Educação Público na Espanha. A construção dos dados foi realizada por meio da Técnica de Associação de Livre Palavra (TALP) e de um questionário socioeconômico com docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Após análise dos dados, optou-se por retornar aos campos e realizar Encontros Reflexivo Dialogais (ERD) com os três grupos, constituídos por 5 docentes de cada instituição no Brasil e 3 docentes do Centro de Educação da Espanha. Para a análise e interpretação das informações geradas assumiu-se uma perspectiva qualitativa. Na primeira fase, os dados da TALP foram analisados a partir do Sistema de Espiral Representacional (SER) e da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Foram realizadas as etapas de categorização, descrição e interpretação, trabalhando-se com o critério semântico e priorizando a análise temática, que investiga os núcleos de sentido que constituem a comunicação por meio da observação de temas dentro da Abordagem Estrutural da TNC (ABRIC, 1996, 1998). Na segunda fase, os dados obtidos com os ERD foram analisados por meio da descrição dos encontros e da triangulação dessas informações com a fundamentação teórica. Os resultados revelam que esta pesquisa suscita um novo olhar para a formação docente em sua relação com a prática, que parte da dimensão simbólica concernente à TRS e que traz subsídios para a promoção de debates que permitem repensar os cursos de formação inicial de professores e os cursos de formação continuada, assim como o (re)pensar o próprio fazer docente.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Externa à Instituição - ANTONIA MAIRA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA - UERN
Interna - 2621064 - CYNARA TEIXEIRA RIBEIRO
Externa à Instituição - DANIELLE OLIVEIRA DA NÓBREGA - UFAL
Presidente - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
Externo à Instituição - JOSÉ BELTRÁN LLAVADOR - UV
Interna - 349752 - ROSALIA DE FATIMA E SILVA
Notícia cadastrada em: 08/02/2023 15:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao