FATORES PREDITIVOS A EVASÃO, TURMA DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA UAB/UFRN, SEGUNDO OS DISCENTE INGRESSANTES 2021.1
Fatores preditivos; Evasão, Pedagogia; Ensino Superior; Educação a Distância.
Este artigo apresenta uma análise acerca dos fatores preditivos à evasão, com base em uma adaptação do questionário nomeado de “Escala de Motivos para Evasão do Ensino Superior - M-ES”, configurado pelo professor Rodolfo Ambiel, da Universidade São Francisco e sua equipe, com o fito de avaliar os motivos que conduzem os estudantes a evadir de cursos do Ensino Superior. O questionário foi aplicado em formato digital para os estudantes da turma do primeiro semestre do curso de Pedagogia a Distância 2021.1, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) uma vez que, pela referência da literatura sobre evasão Tinto (2007), Polydoro et al. (2001), Aretio (2002), Almeida, Soares e Ferreira (2002), Ambiel (2015), Fior, Mercuri e Almeida (2011), o fenômeno tem crescido na modalidade em questão, assim como tende a ocorrer com maior ênfase nos primeiros semestres do curso. Após a aplicação do questionário para 111 estudantes, obtivemos 51 respostas, correspondendo a 45,9%, que foram processadas pelo software Statistical Package for the Social Sciences (IBM SPSS Statistics) e analisadas para entender-se quais fatores são preditivos para o fenômeno da evasão, em associação ao perfil da turma, revelando que fatores como problemas de saúde, conciliação entre vida profissional e acadêmica e o desempenho e reprovações nos componentes curriculares do curso foram os potenciais fatores para a evasão na turma.