Banca de DEFESA: FRANCISCO DE OLIVEIRA NETO

DISCENTE : FRANCISCO DE OLIVEIRA NETO
DATA : 26/05/2021

DESENVOLVIMENTO DISCIPLINAR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA UFRN: Um estudo exploratório da circulação das teorias internacionais (1997-2020)

Educação Matemática; História Social da Educação Matemática; Campo Científico; Teorias internacionais; Dissertações e Teses.

Esta dissertação consiste em uma pesquisa inserida no contexto da História Social da Educação Matemática, desvelando os aportes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ao desenvolvimento disciplinar da Educação Matemática enquanto campo científico, no período compreendido entre 1997 e 2020. Baseia-se na construção de um corpus constituído pelas referências de 146 produções, sendo 98 dissertações e 48 teses em Educação Matemática, produzidos nessa instituição, em três programas: (1) Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd); (2) Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM) e (3) Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM). O objetivo desta pesquisa dissertativa é investigar quais teorias internacionais da Educação Matemática circulam nessas produções científicas. A hipótese apresentada é a de que poucas teorias da Educação Matemática consolidadas fora do Brasil e difundidas mundialmente embasam as dissertações e teses produzidas na UFRN. Como alicerce teórico, apoiamo-nos nos conceitos de Campo Científico proposto por Pierre Bourdieu (2004) e de Evolucionismo Conceitual idealizado por Stephen Toulmin (1972) para delinear o processo evolutivo da Educação Matemática, do campo prático ao acadêmico. Durante a investigação, foram consultados os repositórios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e dos programas supracitados; o currículo lattes dos docentes orientadores e dos orientandos, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BTDT). Metodologicamente, este trabalho configura-se como uma metapesquisa de caráter analítico proposta por Bicudo (2011) e Mainardes (2018). A informação foi obtida por meio de três fontes principais: (a) testemunhal, constituída pela narrativa autobiográfica do pesquisador e pelo testemunho do prof. Dr. Iran Abreu Mendes, primeiro estudante de mestrado em Educação Matemática na UFRN; (b) documental, composta por textos relativos à Educação Matemática (Mendes, 2008; Garnica e Sousa, 2012; González, 2015) e (c) empírica, por meio da busca pelas teorias nas referências das dissertações e teses. Após as análises, a Etnomatemática, proposta por Ubiratan D’Ambrosio, se configurou como a teoria internacional da Educação Matemática mais presente nas pesquisas nesse campo desenvolvidas na UFRN.

Interna - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
Presidente - 3007926 - FREDY ENRIQUE GONZALEZ