PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE RIACHUELO/RN (2007/2010)
Política Educacional. Formação Docente. Plano de Ações Articuladas.
A política de formações de professores no Brasil perpassa por mudanças ao longo das décadas. Para que essas políticas sejam implementadas, são necessários um planejamento por parte de todos os entes federados envolvidos e a garantia de que cada um cumpra seu papel nessa operacionalização. O Plano de Ações Articuladas, lançado em 2007, consiste num planejamento plurianual e que propõe ações para a educação pública estadual e municipal. Este estudo discute especificamente as ações voltadas para a formação inicial e continuada dos professores do município de Riachuelo-RN. A metodologia desta pesquisa consiste na abordagem qualitativa, considerando o levantamento bibliográfico, a análise documental e as entrevistas semiestruturadas para a construção do objeto desta pesquisa. O objetivo é analisar a repercussão das ações propostas pelo Plano de Ações Articuladas 2007-2010 para a formação de professores no município de Riachuelo-RN. O Plano de Ações Articuladas evidencia, especificamente nas suas ações para a formação dos professores, que proporcionou aos professores contextos formativos para seu desenvolvimento profissional, no entanto, esse plano também expõe a fragilidade dos entes federados, que possuem menor capacidade financeira e, por esse motivo, não conseguem consolidar uma política educacional de formação docente. O estudo aponta, ainda, as tensões e limitações do Regime de Colaboração e da autonomia do município.