Banca de DEFESA: DANYELLE ROSANA GUEDES

DISCENTE : DANYELLE ROSANA GUEDES
DATA : 28/09/2018
LOCAL: Auditório 01 - Nepsa II

A ORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO ESCOLAR DA ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE KENNEDY E SUA REPERCUSSÃO NO IDEB DA INSTITUIÇÃO

Aprendizagem; IDEB; Formação de profissionais; Participação.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) constitui-se um importante indicador da qualidade da educação brasileira, servindo de referência oficial para a destinação e aplicação dos recursos em educação e também de autoavaliação para as instituições de ensino, que buscam oferecer uma educação de qualidade. Esta dissertação buscou identificar e analisar as práticas educativas e a organização do cotidiano de uma escola pública do estado do Rio Grande do Norte, tendo em vista compreender a sua relação com a elevação do IDEB da mesma, o qual passou, no período de 2005 a 2013, de 2,6 para 6,8 em 2013.   A coleta dos dados envolveu a pesquisa de documentos oficiais do MEC e do INEP, bem como a legislação pertinente, a coleta de dados primários, tais como, atas de reuniões pedagógicas ou realizadas com a comunidade, diários de classe, relatórios da secretaria da escola, projetos desenvolvidos, cadernos de planejamento dos professores, a utilização de questionários e realização de entrevistas com os profissionais da escola e representantes da comunidade. Os resultados apontam para quatro estratégias que se destacam na melhoria do IDEB: a atenção dada à aprendizagem do aluno, a participação dos pais no cotidiano da escola, a relação administrativo-pedagógica e a formação dos profissionais da instituição.

Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Interno - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
Externo à Instituição - MARIA DO SOCORRO DA SILVA BATISTA - UFERSA
Externo à Instituição - MARIA JOSE DA CONCEICAO SOUZA VIDAL - UERN