Banca de DEFESA: SENADAHT BARBOSA BARACHO RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SENADAHT BARBOSA BARACHO RODRIGUES
DATA : 19/02/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Multimeios II
TÍTULO:

ENTRE A CLASSE HOSPITALAR E A ESCOLA REGULAR O QUE NOS CONTAM CENTRO DE EDUCAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CRIANÇAS COM DOENÇAS CRÔNICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Narrativas infantis. Pesquisa (auto)biográfica. Crianças em tratamento
oncológico. Escola regular. Classe hospitalar.


PÁGINAS: 178
RESUMO:

Esta dissertação teve como principal objetivo investigar, com base em narrativas autobiográficas de crianças em tratamento de doenças crônicas, os seus modos de perceber os processos de entrada e retorno à escola regular. Tomamos como objeto de estudo as experiências de 3 (três) crianças em tratamento de doenças crônicas acerca de seus processos de entrada na escola ou de retorno a ela. Em nossa pesquisa adotamos os princípios epistemológicos da pesquisa (auto)biográfica em educação. Situamo-nos também nos estudos da infância, na Psicologia cultural, em uma perspectiva narrativista, e nas teorias da escolarização em contexto de adoecimento. Participam da pesquisa 03 (três) mães e 03 (três) crianças, entre 05 (cinco) e 06 (seis) anos de idade, que tiveram acompanhamento pedagógico na classe hospitalar, lócus da pesquisa, entre os anos de 2014
e 2017. O corpus da pesquisa está constituído pela transcrição das narrativas de três crianças enfermas, produzidas numa situação de “faz de conta”, em rodas de conversa com a pesquisadora e um pequeno alienígena, chamado Alien, que vem de um planeta que não tem escolas; desenhos das crianças; transcrição de entrevistas narrativas com as mães das crianças; anotações no diário de campo da pesquisadora sobre as atividades de pesquisa e observações da vivência durante as atividades de campo. As análises revelaram que os
processos de entrada e retorno à escola regular são repletos de desafios para a criança enferma, contudo, representam, essencialmente, o retorno à normalidade da vida. Em conclusão, as narrativas das crianças corroboraram para a afirmação da classe hospitalar como uma importante aliada no acesso à escolarização e à continuidade dos estudos por parte de crianças enfermas, durante o tratamento de saúde, e nos possibilitaram pensar a escola regular como um lugar de representação da normalidade da vida. Mas, elas revelam também, notadamente, a necessidade de ampliação do diálogo entre a classe hospitalar e a escola regular, com vistas a amenizar os impactos da entrada e retorno à escola regular.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEXSANDRO DOS SANTOS MACHADO - UFPE
Externo ao Programa - 1717416 - JACYENE MELO DE OLIVEIRA
Presidente - 7346845 - MARIA DA CONCEICAO FERRER BOTELHO SGADARI PASSEGGI
Externo à Instituição - SIMONE MARIA DA ROCHA - UFERSA
Interno - 2507717 - TATYANA MABEL NOBRE BARBOSA
Notícia cadastrada em: 07/02/2018 14:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao