O USO DO AUDIOVISUAL NA PERCEPÇÃO SOBRE A (IN)TOLERÂNCIA E A VIOLÊNCIA NA ESCOLA
(In)Tolerância. Violência. Violência na escola. Percepção. Audiovisual.
Esta tese examina a percepção da violência entre os professores, concentrando a análise na sensibilidade docente e sua relação com as técnicas e conteúdos audiovisuais. A questão da violência é tratada na perspectiva da (in)tolerância, sistematizada partindo de sua matriz histórica. O entendimento na noção de violência é compreendida em três frentes de análises: a primeira, pela percepção dos sujeitos envolvidos em situações de conflito, seja ativamente ou passivamente; a segunda, um exame conceitual das noções de tolerância e violência, tanto na sua relação com a política, quanto a sua concepção simbólica A terceira, uma análise da percepção dos sujeitos envolvidos em situações de conflito, seja ativamente ou passivamente, deu-se através de uma investigação da sensibilidade, da reflexão sobre a educação audiovisual e a aplicação de um questionário entre os professores. O questionário possibilitou estabelecer uma medida do grau de percepção dos docentes em relação à violência na instituição escolar, bem como perceber o quanto a força formadora da sensibilidade por meio dos recursos audiovisuais ainda é subjugada entre os muros da escola. Este texto promove uma análise das obras de Locke (1998, 2014), Bayle (2007, 2014), Voltaire (2008), Arendt (1999, 2010), Bourdieu (2005, 2009, 2010), Foucault (1987, 1997), Deleuze (1983, 2005), McLuhan (1964, 1968, 1988), Castels (2001), Santaella (1998), Martin-Barbero (2002), Debarbieux (1990, 1996, 1999, 2002) e Charlot (1983, 1997, 2002), entre outros suportes teóricos importantes.