Banca de DEFESA: CARLINEIDE JUSTINA DA SILVA ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLINEIDE JUSTINA DA SILVA ALMEIDA
DATA: 17/02/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO:

REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE ANGICOS/RN SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA


PALAVRAS-CHAVES:

Formação continuada, Representação Social, Educação Infantil.


PÁGINAS: 155
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Os novos paradigmas que se constituem em volta do cenário educacional brasileiro envolvem, dentre outras discussões, reflexões acerca da formação docente. Esse campo tem se revelado um objeto de estudo profícuo no que diz respeito a  pesquisa acadêmica e colaborativa, uma vez que encontramos nesse contexto  temáticas específicas e inerentes a ação de suas necessidades formativas, bem como, status social, valorização profissional  e identidade docente. Partindo desse pressuposto, essa pesquisa buscou compreender e descrever a representação social dos professores de Educação Infantil-EI de Angicos/RN, acerca da formação continuada, refletindo, sobretudo de que forma essa representação interfere na sua prática educativa, delineando ainda, as motivações que os mesmos encontram para participarem das referidas formações. Fundamentamos e amparamos nosso objeto de estudo nos reptos da Teoria da Representação Social- TRS, elaborada por Serge Moscovici (2012). A escolha por essa teoria, se deu pelo fato das possibilidades discursivas que a mesma propõe para compreender a realidade social, considerando o senso comum como ponto primordial para a construção das representações desses sujeitos acerca de um dado objeto. A teoria foi posteriormente aprofundada por outros estudiosos, tais como: Jodelet (2001), Doise (2001) e Abric (2001), que se fizeram necessários a esse trabalho pelo nível de suas reflexões no desenvolvimento de técnicas que atestassem com precisão a constituição de uma RS. Adotamos ainda, as reflexões de Saviani (2009), Freitas (2003), Mizukami (2002), Tardif (2011), Perrenoud (2001), para tratar da formação docente, além das discussões epistemológicas voltadas à Educação Infantil, diante dos postulados de Montessori (1965), Angoti (2006), Oliveira (2011), Azevedo (2013). A metodologia abordada contou com os seguintes instrumentos: Técnica de Associação Livre de Palavras – TALP, proposta por Abric (1994), Técnica de Hierarquização de Itens, Vergès (2001), Técnica de Análise de Conteúdo, elaborada por Bardin (2009),Observação e entrevistas semiestruturadas a partir das reflexões de Amado (2009). Os dados nos permitiram identificar que a RS das professoras de EI de Angicos/RN acerca da formação continuada, se estruturam diante de três elementos chaves: Conhecimento, aprendizagem e capacitação. Todavia, percebemos com a observação em lócus que os discursos de algumas docentes não condizem com suas práticas, uma vez que corroboramos com Jodelet (2001), quando afirma que a RS deve ser um guia para a ação. O grupo de professores encontra-se dividido, pois alguns são conscientes de que seu reconhecimento profissional exige deles uma nova postura, um novo olhar para as práticas educativas realizadas no nível de ensino ao qual estão inseridos. Entretanto, alguns professores mesmo conscientes de suas atitudes continuam reproduzindo práticas assistencialistas, reafirmando dentro do grupo a representação de EI é assistencialismo. Portanto, chegamos à conclusão de que, elementos novos integram a representação social das professoras acerca da formação continuada, no entanto, não conseguem se configurar como uma nova RS desse campo em relação à formação docente, porque existem alguns obstáculos simbólicos impedindo a consolidação do discurso dessas docentes na prática. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN
Externo à Instituição - ARACELI SOBREIRA BENEVIDES - UERN
Presidente - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
Interno - 1672888 - MARIANGELA MOMO
Interno - 1674905 - MARISA NARCIZO SAMPAIO
Notícia cadastrada em: 01/02/2016 15:39
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