Banca de QUALIFICAÇÃO: LETICIA DE OLIVEIRA CAMPOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LETICIA DE OLIVEIRA CAMPOS
DATA: 05/10/2012
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Reuniões no 1º andar do prédio do NUPER
TÍTULO:

Avaliação térmica dos resíduos da destilação atmosférica das blendas - biodiesel/diesel


PALAVRAS-CHAVES:

Biodiesel de Girassol, Resíduos, Análise Térmica.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO:

A preocupação mundial com relação ao uso sustentável de energia e a preservação do meio-ambiente são fatores determinantes na busca por meios e fontes alternativas de energia e, consequentemente, de combustíveis menos agressivos à natureza. Em resposta a essas dificuldades o Biodiesel tem se apresentado como uma boa solução, pois é produzido a partir de fontes renováveis, produz queima mais limpa e é de fácil reprodutibilidade. Neste trabalho, foi sintetizado biodiesel com o óleo de girassol, via catálise homogênea na presença de KOH, com e sem o uso de BHT, e posteriormente, adicionado às blendas BX (com proporções de biodiesel de X = 5, 10, 15 e 20%). Da análise de Destilação Atmosférica, realizada nas blendas com e sem BHT, foram coletados o resíduo gerado por cada amostra e efetuado um estudo térmico, a partir da Análise Termogravimétrica,  na razão de aquecimento de 10 °C/min, atmosfera de nitrogênio e aquecimento até 600 °C. De acordo com as especificações da Resolução Nº 7/2008 para o biodiesel, verificou-se que o material sintetizado encontrava-se em conformidade com as especificações. Para as blendas observou-se que as amostras estão de acordo com a Resolução da ANP Nº 42/2009. A partir das curvas TG/ DTG das amostras de biodiesel, blendas e resíduos pode-se observar que estas apresentaram uma única perda de decomposição térmica referentes aos constituintes presentes em cada amostra. As blendas sem BHT com proporções de biodiesel de 5% e 10% apresentaram uma quantidade de resíduo inferior ao diesel mineral. Sendo assim, conclui-se que a adição de biodiesel ao diesel mineral pode contribuir para melhorar alguns parâmetros físico-químicos, como, também, dependendo da quantidade adicionada, diminuir a quantidade de resíduo gerado. Este fato é de grande relevância, pois o resíduo carbonáceo pode causar problemas mecânicos em equipamentos e peças dos veículos, causando manutenções mais frequentes, e este aspecto não é desejável.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AMANDA DUARTE GONDIM - UFRN
Interno - 350509 - ANTONIO SOUZA DE ARAUJO
Presidente - 1149328 - VALTER JOSE FERNANDES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 25/09/2012 10:39
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