Proficiência

Para defender a dissertação ou a tese na pós-graduação em Engenharia de Petróleo da UFRN, o estudante deve ter sido aprovado em exame(s) de proficiência em língua estrangeira (uma para mestrado, duas para doutorado). O discente pode optar por espanhol, inglês ou francês.

 

Os exames são oferecidos de três a quatro vezes ao ano pela Comissão Permanente de Vestibular da UFRN, Comperve. Para saber os procedimentos e as datas de realização do exame, o estudante deve procurar o site do próprio setor: www.comperve.ufrn.br.

 

Após a aprovação no exame, o discente deve trazer para secretaria uma cópia do certificado (o documento ficará no setor) ou enviar o comprovante para o e-mail do PPGCEP .

 

O PPGCEP, seguindo norma vigente na UFRN, aceita exames de proficiência de outras universidades federais, bem como também de institutos federais (antigos Cefets), desde que o documento aponte que o estudante tenha sido aprovado e que tirou nota igual ou superior a sete. O programa também aceita o TOEFL, desde que o discente tenha pontuação total maior que 400 (ITP) ou 42 (iBT).

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao