Banca de QUALIFICAÇÃO: IZAAC PAULO COSTA BRAGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IZAAC PAULO COSTA BRAGA
DATA : 29/09/2023
HORA: 09:30
LOCAL: online, link
TÍTULO:

Utilização de hidrogênio verde no sistema de transporte urbano do brasil: framework de diretrizes e boas práticas


PALAVRAS-CHAVES:

Hidrogênio verde, Sistema de transporte urbano, Setor de transportes, Estratégia de apoio à decisão, Desenvolvimento sustentável.


PÁGINAS: 98
RESUMO:

A independência energética de uma nação, livre de carbono, pode ser alcançada com uso do hidrogênio verde. Além disso, a transição de uma economia global baseada em combustíveis fósseis para os de origem renovável está em andamento, o que representa uma mudança de paradigma. A economia do hidrogênio é impulsionada por diversos setores da sociedade, como governos, empresas e comunidade acadêmica, e a sua produção, a partir da eletrólise da água, apresenta benefícios ambientais, sociais e econômicos, o que inclui o desenvolvimento sustentável. No setor de transportes, o hidrogênio verde é um elemento chave para o processo de descarbonização e viável tecnicamente. A pesquisa tem como objetivo desenvolver um framework de diretrizes e boas práticas para apoiar os tomadores de decisão no que se refere a utilização de hidrogênio verde no sistema de transporte urbano do Brasil. Por meio de uma revisão sistemática da literatura, foram identificados 125 diretrizes e boas práticas, posteriormente classificadas em 14 categorias. O estudo segue uma abordagem qualitativa. O resultado teórico será confrontado com a realidade de países que já desenvolveram algum tipo de estratégia e/ou aplicações de hidrogênio verde em seus sistemas de transporte urbano e será validado por meio da apreciação de especialistas. A realidade de cada país será relatada através de um estudo de casos. Espera-se que o framework sirva de suporte para os tomadores de decisão e contribua para a descarbonização do sistema de transporte urbano brasileiro, bem como do setor de transportes de um modo geral e sirva de referência para outros países que queiram avançar nas questões envolvidas no estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2456706 - MARIO ORESTES AGUIRRE GONZALEZ
Externa ao Programa - 1777131 - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA - UFRNExterno à Instituição - ENILSON MEDEIROS DOS SANTOS
Externo à Instituição - LUIS HENRIQUE GONCALVES COSTA - UFERSA
Notícia cadastrada em: 21/09/2023 10:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao