Banca de DEFESA: DANIEL DE OLIVEIRA FIGUEIREDO

DISCENTE : DANIEL DE OLIVEIRA FIGUEIREDO
DATA : 16/04/2024
LOCAL: Sala de reuniões NEAU

MODELOS BIM PARA A DOCUMENTAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO DO SERTÃO PARAIBANO: O ART DÉCO SERTANEJO EM PATOS-PB

Art Déco. BIM. Edifícios Históricos. Documentação Histórico-arquitetônica. Patrimônio.

Atualmente, um dos patrimônios materiais mais ameaçados é a arquitetura, principalmente devido à especulação imobiliária, às ações do homem, intempéries, dentre tantos outros fatores relacionados à falta de incentivo à preservação. Alguns autores destacam que as principais causas de perdas de bens históricos estão na falta de registro preciso e claro, apontando assim as técnicas tradicionais como ferramentas que vêm se tornando insuficiente no registro arquitetônico para a documentação dos bens históricos tanto em nível nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) quanto em nível estadual pelos Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE). Perante o cenário atual de perdas no patrimônio histórico-arquitetônico do nosso país, é necessário o uso de novas ferramentas na documentação de edifícios históricos, tendo em vista o aprimoramento dos sistemas tradicionais, já que os atuais são lentos e limitados no registro técnico de bens históricos. Desse modo, percebendo-se a ausência de um sistema de documentação rápido e detalhado que possa atuar na gestão do patrimônio histórico-arquitetônico tanto em nível Nacional (IPHAN) ou estadual (IPHAE), esta pesquisa tem como objetivo desenvolver, na plataforma Building Information Modeling (BIM), uma ferramenta de documentação para a preservação dos edifícios históricos com o enfoque nas edificações populares de estilo art déco, na cidade de Patos no Sertão-PB. Para atingir o objetivo deste estudo, aplicou-se o método de pesquisa Design Science Research (DSR), usado na metodologia da Design Science (DS) que é uma ciência que busca criar novos artefatos na investigação de soluções para resolver problemas e melhorar sistemas existentes. Assim, a pesquisa se desdobrou em 6 etapas para o desenvolvimento de uma ferramenta de documentação histórico-arquitetônica com o viés de melhoria nos sistemas tradicionais de registro dos bens históricos edificados; (1) Conscientização: definir a problemática e os primeiros estudos bibliográficos (estudos sobre a plataforma BIM e a relevância do art déco Sertanejo); (2) Sugestão: coleta de dados e estudos das premissas para propor uma solução (desenvolver a ferramenta de documentação, o template no BIM); (3) Desenvolvimento: criar o artefato proposto na etapa anterior, justificando a escolha da ferramenta para a sua concepção e como será avaliado (Template no software BIM REVIT); (4) Avaliação; detalhar como o artefato será avaliado (o template será avaliado através de dois métodos de avaliação de artefatos do método (DSR), descritivo e experimental; (5) Conclusão:  finalização do artefato, em que serão analisados os dados, consolidados e registrado; e (6) Aprendizagem: contribuições do trabalho. Para atingir o objetivo indicado, utilizou-se o software Revit da Autodesk: para desenvolver os modelos BIM dos elementos das fachadas dos edifícios art déco sertanejo, mais um arquivo base compondo a ferramenta proposta (o Template art déco sertanejo). Os resultados alcançados com o uso do template desenvolvido na área de estudo evidenciaram algumas das potencialidades da tecnologia BIM na documentação histórica-arquitetônica do Sertão Paraibano (art déco sertanejo), tais como: a integração das informações em um único modelo; a velocidade e controle na documentação dos edifícios art déco sertanejo; e a identificação de patologias e perdas. As contribuições dessa pesquisa não se limitaram só nas potencialidades da ferramenta BIM desenvolvida, documentando, assim, os elementos art déco presentes nas fachadas de centenas de edifícios populares do art déco sertanejo na cidade de Patos-PB, através do template padrão desenvolvido com as famílias (elementos das fachadas).

Presidente - 3549781 - BIANCA CARLA DANTAS DE ARAUJO
Interno - 1345114 - JOSE CLEWTON DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 1803570 - HELIO TAKASHI MACIEL DE FARIAS - UFRNExterna à Instituição - CÍNTIA CAMILA LIBERALINO VIEGAS
Notícia cadastrada em: 10/04/2024 09:24