Banca de QUALIFICAÇÃO: NATÁLIA BATISTA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATÁLIA BATISTA DA SILVA
DATA : 20/10/2023
LOCAL: Sala virtual de videoconferência WEB

QUALIDADE ARQUITETÔNICA EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: UM ESTUDO DOS CAMPI DE FORTALEZA

Avaliação Pós-Ocupação. Edifícios de Bibliotecas Universitárias. Qualidade Arquitetônica.

A presente pesquisa visa avaliar a qualidade arquitetônica dos edifícios de bibliotecas universitárias e identificar como ela pode ser percebida pelos usuários, através do embasamento teórico apoiado na arquitetura e na psicologia ambiental, aplicando os instrumentos indicados nos procedimentos metodológicos da Avaliação Pós-Ocupação (APO). Para tanto, adota-se a estratégia de abordagem multimétodos combinando investigações objetivas através da análise de variáveis físicas das edificações (medições e vistorias dos aspectos técnicos, funcionais e estéticos) com investigações subjetivas através da análise da percepção dos usuários. Trabalha-se com quatro estudos de casos em edifícios de bibliotecas de campi universitários de Fortaleza (CE), na qual possuem componentes organizacionais distintos: Biblioteca do Campus do Benfica da Universidade Federal do Ceará (UFC), Biblioteca Central do Campus do Pici da UFC, Biblioteca Central do Campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Biblioteca Central do Campus da Universidade de Fortaleza (Unifor). Acredita-se que os dados levantados podem ser de grande contribuição para o tema, pois realiza um diagnóstico sistêmico através da compreensão de quais fatores influenciam na qualidade arquitetônica desses espaços e quais diretrizes podem ser adotadas em futuros projetos de bibliotecas universitárias.

Presidente - 1345114 - JOSE CLEWTON DO NASCIMENTO
Interno - 1720813 - GEORGE ALEXANDRE FERREIRA DANTAS
Interna - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Externo à Instituição - ZILSA MARIA PINTO SANTIAGO - UFC