Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ FERNANDO FROTA CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ FERNANDO FROTA CAVALCANTE
DATA : 25/09/2023
LOCAL: sala virtual - meet.google.com/pbd-xxem-zzv

DO PROJETO À REALIDADE: O Caso do Desempenho e Manutenção das Escolas-Padrão MEC da Rede de Escolas Estaduais de Educação Profissional do Estado do Ceará - Brasil

Arquitetura Escolar, Projeto Arquitetônico Padrão, Escola Profissionalizante, Desempenho do Edifício, Avaliação Tecnica de Edificações.

Entendendo que o modelo integrado de ensino possibilita a melhoria na proficiência do alunado, em 2008, o Governo do Estado do Ceará, Brasil, implantou a Rede de Educação Profissional no Estado, integrando o Ensino Médio à formação profissional de nível técnico em tempo integral. O sistema conta com mais de 120 unidades, entre escolas adaptadas e construídas. Para a implantação dos novos prédios escolares foi adotado um Projeto Padrão, utilizado indiferentemente das características ambientais e especificidades de cada sítio. Decorrido mais de uma década, alguns prédios têm apresentado problemas relevantes, gerando despesas que poderiam ser evitadas. Diante desta conjuntura, vislumbra-se uma excelente oportunidade para análise do projeto em questão, mediante a confrontação da sua programação arquitetônica e das especificações técnicas projetuais, com as condições ambientais pré-existentes e a situação atual. São perguntas de partida: Em que aspectos a utilização do projeto padrão tem influência nos seus custos de manutenção? O projeto de execução seguiu o projeto padrão ou foi adaptado? Que características do projeto-padrão precisariam ser ajustadas a fim de garantir sua adaptabilidade às condições de implantação? A hipótese defendida indica que o projeto padrão do FNDE/MEC não se adequa a todos os tipos de condições geográficas e climáticas, no entanto, é possível reduzir seus custos de manutenção e melhorar sua performance enquanto edificação caso sejam feitos ajustes na programação arquitetônica e nos materiais exigidos nas especificações técnicas. Para fundamentar a discussãofoi realizado um estudo de casos múltiplos, abrangendo seis destes prédios escolares, escolhidos em função de suas diferentes localizações (geográficas e climáticas) no contexto do Estado. A investigação se caracteriza como uma Avaliação Técnico-Diagnóstica, com foco em: (i) análise das especificações de projeto em relação às condições ambientais do local de implantação; (ii) vistoria para observação do estado atual dos materiais empregados; (iii) averiguação dos gastos com sua manutenção. Como meta mais ampla espera-se que a investigação, além de elaborar um amplo diagnóstico das edificações escolhidas, possibilite subsídios que permitam a otimização dos ambientes e um direcionamento mais eficiente dos investimentos do Governo do Estado na construção de novos prédios escolares. Este documento de pré-defesa apresenta o trabalho empírico realizado e traz os primeiros indicadores para conclusão da tese (defesa prevista para final de 2023.2).

Presidente - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Interna - 1694892 - EDNA MOURA PINTO
Externo à Instituição - PAULO PEREIRA DE ALMEIDA - ULISBOA
Externo à Instituição - PEDRO MIGUEL GOMES JANUÁRIO - ULISBOA