Banca de QUALIFICAÇÃO: MISS LENE PEREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MISS LENE PEREIRA DA SILVA
DATA : 12/07/2023
LOCAL: Sala virtual de videoconferência WEB

Metodologias de ensino do desenho à mão livre em arquitetura: uma pesquisa acerca dos recursos e técnicas de ensino-aprendizagem em ambientes virtuais utilizados nas universidades de Natal (UFRN e UNIRN/BR) e Lisboa(FauLisboa/PT) entre os anos de 2020 – 2022.

Metodologias de ensino-aprendizagem, Desenho à mão livre, Ensino remoto, Técnicas e Recursos, Práticas pedagógicas.

No processo de formação do arquiteto e em sua construção humanitária com o meio, aprende-se que a representação à mão, a exemplo do croqui, é a base da conexão entre o imaginário criativo e a materialização rápida e intuitiva inicial das ideias, servindo para sensibilização e representação das diferentes formas de compreensão de contextos a partir, segundo Bryan Lawson (2011), do envolvimento que é gerando entre o desenho, quem desenha e o lugar. No entanto, o contexto atual de ensino em arquitetura, em função da pandemia da COVID 19, tem gerado preocupação em discentes, docentes e em instituições de ensino de diferentes países quanto a forma e eficiência do ensino e aprendizagem das diversas temáticas que compõem a área do desenho à mão livre. A literatura explicita que a passagem emergencial do sistema presencial de ensino para os diferentes formatos remotos (síncronos e assíncronos), em cursos de arquitetura e urbanismo, provocou mudanças repentinas, ainda não mensuradas, transformando substancialmente antigas dinâmicas de ensino e aprendizado como a utilização de objetivos físicos e atividades socio-práticas coletivas, formas de engajamento e apresentação de propostas de projeto. Nesse sentido, pretende-se nesta pesquisa enfatizar os diversos recursos ora desenvolvidos e utilizados enquanto metodologias de ensino-aprendizagem em formato remoto, entre os anos de 2020 e 2022, onde a literatura aponta uma maior abordagem na exploração de técnicas virtuais de ensino do desenho à mão livre. Diante do exposto, a pesquisa direciona para os seguintes questionamentos: De que maneira o formato de ensino remoto e seus recursos (materiais e humanos) impactam nos conteúdos dos planos de ensino/curso de desenho à mão livre? Quais formatos, mecanismos e práticas virtuais mostram-se mais eficazes no ensino-aprendizagem do desenho à mão livre? Quais os principais desafios a aplicação das experiências remotas de ensino para o desenho à mão livre? A hipótese sustenta-se na ideia de que existem práticas remotas exitosas, que ampliaram as possibilidades do ensino-aprendizagem do desenho à mão livre, independente do contexto cultural, mas que ainda apresentam em algum nível (pedagógico, formativo, social etc.) impactos à implementação de planos de ensino e por consequência ao aprendizado dos conteúdos. O objeto trata das experiências remotas de ensino-aprendizado do desenho à mão livre, priorizando os mecanismos e recursos virtuais utilizados. No âmbito do universo, são estudadas as práticas nas principais escolas de arquitetura de Natal/RN/Brasil (UNIRN e UFRN) e a Fau-Lisboa em Portugal. O Objetivo geral busca identificar e analisar quais foram as principais soluções metodológicas de ensino remoto utilizadas em disciplinas que têm como base formativa o desenho à mão livre nessas três escolas de arquitetura, entre os anos de 2020 e 2022, e os impactos decorrentes sobre a aplicação dos planos de ensino/curso. As principais entidades de pesquisa são focadas nas instituições, nos docentes e suas práticas. O Método da pesquisa baseia-se em explorar, descrever e analisar as soluções ou caminhos dessas práticas tecnológicas e virtuais aos “modelos tradicionais” de ensino, utilizadas pelas instituições. Soma-se ao debate desta tese, entre outros, referências como Belén Maiztegui(2021), Bryan Lawson(2011) e Doris Kowaltowski(2011). Espera-se que a pesquisa contribua com a formação de novos conhecimentos no ensino de arquitetura e urbanismo no Brasil, avançando também no debate quanto a formação profissional.

Presidente - 1345114 - JOSE CLEWTON DO NASCIMENTO
Interno - 1720813 - GEORGE ALEXANDRE FERREIRA DANTAS
Externa ao Programa - 5177271 - EUNADIA SILVA CAVALCANTE - UFRNExterna à Instituição - LUANA MIRANDA ESPER KALLAS - UFG
Notícia cadastrada em: 13/06/2023 16:00