"Desenhoje": explorando o Design Thinking como metodologia ativa para o ensino de desenho à mão livre nos Cursos de Arquitetura e Design
Desenho à mão livre; Design Thinking; Metodologia ativa.
A pesquisa desenvolvida tem como objetivo Investigar as contribuições da adoção do Design Thinking como abordagem metodológica de ensino-aprendizagem para disciplinas de desenho à mão livre na formação em arquitetura e design. O estudo busca compreender como essa prática está presente no processo de ensino-aprendizagem e no dia a dia profissional, identificando sua importância além do processo de concepção projetual. O foco é trazer questões relacionadas ao desenho à mão livre na formação, considerando as contribuições das abordagens metodológicas contemporâneas para o processo de aprendizagem. A pesquisa também reflete sobre a necessidade de adaptação às novas modalidades de ensino e o uso adequado dos recursos tecnológicos, buscando aliar tradição e inovação no ressurgimento do desenho à mão livre. Nesse sentido, a revisão bibliográfica indica que uma das metodologias ativas recorrentes utilizadas no ensino superior é o Design Thinking (DT) como estratégia de ensino-aprendizagem. Portanto, esta pesquisa tem como objeto de estudo a relação do uso de metodologias ativas e o ensino-aprendizagem de desenho à mão livre. Utilizando uma abordagem qualitativa e exploratória, são empregados os métodos de pesquisa-ação e Design Thinking para investigar as contribuições da adoção do Design Thinking como abordagem de ensino-aprendizagem para componentes curriculares de desenho à mão livre nos cursos de Arquitetura e Design. Este projeto de pesquisa expõe uma visão geral da revisão bibliográfica e o percurso metodológico elaborado até o momento, durante a primeira etapa da pesquisa tendo como ponto de partida a justificativa da escolha por uma metodologia de pesquisa qualitativa que melhor se adequa aos desafios encontrados na construção teórica da problemática acerca do atual ensino de desenho à mão livre.