Banca de QUALIFICAÇÃO: LENILSON MIRANDA JONAS JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LENILSON MIRANDA JONAS JÚNIOR
DATA : 13/07/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Sala virtual de videoconferência WEB
TÍTULO:

"Desenhoje": explorando o Design Thinking como metodologia ativa para o ensino de desenho à mão livre nos Cursos de Arquitetura e Design


PALAVRAS-CHAVES:

Desenho à mão livre; Design Thinking; Metodologia ativa.


PÁGINAS: 65
RESUMO:

A pesquisa desenvolvida tem como objetivo Investigar as contribuições da adoção do Design Thinking como abordagem metodológica de ensino-aprendizagem para disciplinas de desenho à mão livre na formação em arquitetura e design. O estudo busca compreender como essa prática está presente no processo de ensino-aprendizagem e no dia a dia profissional, identificando sua importância além do processo de concepção projetual. O foco é trazer questões relacionadas ao desenho à mão livre na formação, considerando as contribuições das abordagens metodológicas contemporâneas para o processo de aprendizagem. A pesquisa também reflete sobre a necessidade de adaptação às novas modalidades de ensino e o uso adequado dos recursos tecnológicos, buscando aliar tradição e inovação no ressurgimento do desenho à mão livre. Nesse sentido, a revisão bibliográfica indica que uma das metodologias ativas recorrentes utilizadas no ensino superior é o Design Thinking (DT) como estratégia de ensino-aprendizagem. Portanto, esta pesquisa tem como objeto de estudo a relação do uso de metodologias ativas e o ensino-aprendizagem de desenho à mão livre. Utilizando uma abordagem qualitativa e exploratória, são empregados os métodos de pesquisa-ação e Design Thinking para investigar as contribuições da adoção do Design Thinking como abordagem de ensino-aprendizagem para componentes curriculares de desenho à mão livre nos cursos de Arquitetura e Design. Este projeto de pesquisa expõe uma visão geral da revisão bibliográfica e o percurso metodológico elaborado até o momento, durante a primeira etapa da pesquisa tendo como ponto de partida a justificativa da escolha por uma metodologia de pesquisa qualitativa que melhor se adequa aos desafios encontrados na construção teórica da problemática acerca do atual ensino de desenho à mão livre.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1345114 - JOSE CLEWTON DO NASCIMENTO
Interna - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Externo ao Programa - 2886900 - VERNER MAX LIGER DE MELLO MONTEIRO - UFRNExterno à Instituição - FRANCISCO JOSÉ CABRAL LEOCÁDIO
Notícia cadastrada em: 13/06/2023 10:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao