Um elo entre a Arquitetura Vernacular e a contemporaneidade: a incorporação de Culturas e Inteligências Construtivas Tradicionais
Cultura construtiva; Inteligência construtiva; Arquitetura vernacular.
Esta pesquisa de dissertação, ainda em desenvolvimento, tem como principal objetivo investigar como as tradições no ato de construir, presentes na arquitetura vernacular, são apropriadas a aspectos projetuais em obras arquitetônicas do período contemporâneo, que associam tecnologias construtivas formais a tecnologias vernaculares, gerando certo hibridismo entre o tradicional e o moderno. Esta mistura de elementos construtivos opostos pode ocorrer, certas vezes, de forma harmoniosa, o que configura uma contradição diante de teorias sobre a tendência ao desaparecimento da arquitetura vernacular quando em contato com tecnologias contemporâneas. Estas arquiteturas híbridas também podem expressar técnicas e métodos que trazem um senso regionalista ao incorporar aspectos construtivos tradicionais. No entanto, tais obras são apenas vestígios do que seria uma concepção convencional de arquitetura vernacular, mesmo seguindo uma lógica construtiva de origens distantes. Neste contexto, a investigação do processo de adaptação de saberes ou conhecimentos vernáculos à atualidade ocorre de forma esquemática, analítica e descritiva. Afinal, quais vestígios dessas antigas tradições no ato de construir podemos encontrar ao longo desse processo? Para isso, são propostos dois eixos temáticos correlacionados: Culturas Construtivas e Inteligências Construtivas, referentes aos hábitos construtivos de grupos ou comunidades autóctones e aos seus conhecimentos vernaculares passados de geração à geração. Em seguida, faz-se um estudo bibliográfico dos autores que tratam deste tema e um levantamento de arquitetos de continentes distintos que atuam (ou atuaram) nos séculos XX e XXI cujas escolhas projetuais demonstrem à preservação ou adaptação destas inteligências construtivas de origem vernacular. Por fim, esta pesquisa pretende contribuir de forma acadêmica e social em futuras pesquisas sobre o tema, revelando e ressaltando a importância em compreender os processos de adaptação das tradições no ato de construir à contemporaneidade, seus aspectos arquitetônicos sociais, culturais e simbólicos.