A qualidade da acústica arquitetônica em salas de aula: Análise nas instituições federais de ensino superior de Natal/RN.
Qualidade acústica; Inteligibilidade da fala; Acústica em escolas.
Escolas são lugares de aprendizagem em que comunicação é primordial para que seja cumprida a sua função, porém a maioria das escolas brasileiras não possuem condições acústicas adequadas para tal. Quando a mensagem falada não é claramente escutada pelos alunos, a compreensão do discurso é afetada e, consequentemente, o processo de aprendizagem é prejudicado. Boas condições acústicas em salas de aula tornam o processo de aprendizagem mais fácil e menos estressante para professores e alunos. Os recursos investidos em melhoria, a fim de promover conforto acústico, ainda são vistos apenas como despesas e não como investimento em educação. A questão de pesquisa levantada é: as salas de aula de instituições de federais de ensino superior em Natal/RN possuem acústica arquitetônica adequada? O principal objetivo deste estudo é avaliar a qualidade acústica de salas de aulas teóricas em instituições federais de ensino superior de Natal/RN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Federal do Rio Grande do Norte), a fim de propor diretrizes básicas para projetos de salas de aula no que concerne à acústica arquitetônica. Foram apresentados parâmetros acústicos considerados pertinentes para este tipo de pesquisa, como o tempo de reverberação e o tempo de decaimento inicial, avaliados nos resultados parciais, além de outros parâmetros. Os procedimentos metodológicos consistem na pesquisa bibliográfica sobre o tema, bem como na aplicação de pesquisa de campo, a fim de averiguar a real qualidade acústica das salas de aula estudadas e possibilitar proposições de possíveis soluções. Foram realizadas medições acústicas nas salas de aula do IFRN e encontrados valores de tempo de reverberação (T20) e tempo de decaimento inicial (EDT) muito acima dos valores recomendados pela bibliografia sobre o tema. Pretende-se, então, propor soluções para adequação da qualidade acústicas de tais salas de aula, a fim de melhorar a inteligibilidade da fala e, por consequência, o processo de ensino-aprendizagem.