AUTORIA NO GÊNERO RESENHA ACADÊMICO
Autoria. Resenha. Vozes. Posicionamentos.
O presente trabalho investiga marcas de autoria em resenhas acadêmicas de graduandos, bem como os posicionamentos discursivos do sujeito-autor. Para tanto, analisamos as vozes presentes no texto, ou seja, as manifestações do discurso do eu e do(s) outro(s), procurando explicitar as formas de inserção do sujeito/autor da resenha. Orienta essa análise a concepção de que o autor se constitui sujeito do seu dizer, posicionando-se em relação ao discurso do(s) outro(s) com o qual trava diálogo. O nosso corpus constitui-se de dez (10) resenhas acadêmicas produzidas por estudantes do Curso de Letras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, do Campus Avançado Prof.ª Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM. Os dados apontam para a percepção de que o sujeito se constitui autor do seu texto quando dá voz ao outro, manifestando seu ponto de vista, destacando o discurso do outro e/ou distanciando-se do texto. Desse modo, constata-se que o gênero resenha acadêmica pode ser considerado como texto emoldurador de um texto fonte, ou seja, como um texto que comenta, critica, confirma esse texto que é objeto de sua análise. O aporte teórico que orienta a pesquisa advém da concepção dialógica de linguagem, de gêneros discursivos e de autoria de Volochinov/Bakhtin (1997, 2003). Para a discussão e a análise do gênero discursivo resenha acadêmica, reporta-se às contribuições de MOTTA-ROTH; MEURER (2002).