O PROCESSO COGNITIVO-DISCURSIVO DA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS METAFÓRICOS DE MEDO EM O CEMITÉRIO À LUZ DA LINGUÍSTICA COGNITIVA
Metáfora. Frame. Esquema imagético. Sentimento. Medo.
Esta dissertação tem o objetivo geral de descrever o processo cognitivo-discursivo da construção metafórica do medo no romance O cemitério (título original: Pet Sematary) de Stephen King. Verificamos como o autor constrói metaforicamente o conceito de medo, por meio da descrição que ele faz desse sentimento e dos efeitos psicológicos nos personagens perante este. Para obter uma visão ampla desse objeto de estudo, tomamos como aporte teórico central o conceito de metáfora conceptual e metonímia (LAKOFF; JOHNSON, 1980), metáfora situada (VEREZA, 2013b), frame (DUQUE, 2015, 2017) e frames online/offline (VEREZA, 2013a). Essas categorias fazem parte do arcabouço teórico-metodológico da Linguística Cognitiva, dentro da qual destacamos mais especificamente a Teoria da Mente Corporificada e a Teoria da Metáfora Conceptual, as quais versam, em linhas gerais, sobre o aspecto corporificado da cognição humana e a importância da metáfora para o pensamento. A natureza da pesquisa é interpretativista e, portanto, objetiva compreender como membros de uma comunidade modelam suas realidades particulares, crenças e intenções. Nos procedimentos metodológicos, utilizamos as seguintes ferramentas para construir e analisar os dados: identificação de metáforas – bootstrapping (DUQUE, 2018b) e modelo de representação de frames em grafos (SOUZA; DUQUE, 2018). Os resultados obtidos pela análise nos proporcionam entender mais acuradamente como as estratégias metafóricas ativam processos cognitivos que constroem o conceito de medo. Nesse sentido, a pesquisa é relevante porque contribui, pelo menos numa microescala, para ampliar o estudo cognitivo das metáforas no português brasileiro.