A Experiência Educativa do Lições de Cidadania (2005 - 2013)
Educação Popular, Extensão Universitária, Direitos Humanos.
Tomamos como fenômeno a ser estudado em nossa pesquisa as práticas
educativas do Lições de Cidadania. O Lições foi criado enquanto um projeto e
posteriormente transformado em um Programa de extensão com foco em
Educação Popular e Direitos Humanos, forjado na reflexão - ação - reflexão.
Ele contribuiu com a reorganização do cenário da formação jurídica, da
extensão universitária e da conjuntura política da Universidade Federal do Rio
Grande do Norte. Circunscrevendo nosso estudo entre os anos de 2005 a
2013, objetivamos identificar, problematizar e sistematizar os processos
educativos do Lições, que aconteceram nesse periodo na UFRN e em
comunidades com as quais os extensionistas dialogaram. Orientamo-nos,
durante a pesquisa, por duas perguntas: Quais são os fundamentos educativos
do Lições de Cidadania? E como o Lições de Cidadania operava no mundo?
Essas questões sulearam todo nosso estudo e nos conduziram a assumir o
paradigma indiciário apontado por Ginzburg, em sua obra Mitos, Emblemas,
Sinais: Morfologia e História (1989). Como estratégia de pesquisa, recorremos
à entrevista livre conversacional para o diálogo direto com os sujeitos que
construíram o Lições, além de lançar mão de pesquisa em vasta
documentação, sobretudo através de e-mails e atas das reuniões de
planejamento do Lições. Chamamos ainda, à roda de conversa, o conceito de
trânsito em Freire, Vivência e Zona de Desenvolvimento Proximal em Vigotsky
e Peregrinação e Itinerância em Barbosa Jr. e Tavares. Após a busca da
compreensão das práticas educativas do Lições, por meio da palavra autêntica
das pessoas e dos documentos, nos foi possivel compreender de maneira mais
aprofundada a estrutura e a ação do Projeto ao longo de sua existência,
afirmando, para nós, que se tratava verdadeiramente de uma movimentação de
extensão que promovendo o contato direto dos estudantes com as
comunidades, promovia, também, modificações no jeito de ser e viver dos
estudantes.