Apresentação

O Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI), passou a ser assim designado em seis de setembro de 2023 (portaria CAPES), anteriormente, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento (PPGIC), criado em 2015. Essa mudança do nome do programa foi fundamenta para refletir o crescimento do próprio programa ao acolher diversas temáticas de pesquisas e novos pesquisadores ao quadro docente. A modalidade do programa se manteve, isto é, no âmbito do mestrado profissional, o que envolve o desenvolvimento de problemáticas orindas do mundo do trabalho e a capacitação de profissionais, que desenvolvem pesquisas acadêmicas.

 

O corpo docente é qualificado e diversificado, pois conta com a presença de doutores em diferentes áreas do conhecimento: Biblioteconomia; Comunicação Social - Jornalismo; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação; Administração; Engenharia de Produção; Ciência da Informação; História e Arquivologia. A constiuição do corpo discente também reflete essa interdisciplinaridade ao receber profissionais/estudantes de diversas áreas para o desenvolvimento de suas pesquisas junto ao programa de pós-graduação.

 

O PPGCI está vinculado a área de concentração Informação na Sociedade Contemporânea e conta com duas linhas de pesquisa (1. Uso, Comunicação e Gestão da Informação e do Conhecimento e 2. Organização, Mediação, Tecnologia e Sociedade). A área de concentração Informação na Sociedade Contemporânea tem como fim abordar as tendências em teorias, metodologias e práticas na Ciência da Informação. Neste sentido, considera os problemas próprios da sociedade pós-industrial vinculados à produção, difusão, acesso e uso da informação e do conhecimento.

 

O curso tem duração de 24 meses e deve ser integralizado com um mínimo de 360 horas/aula cursadas com aprovação, sendo 180 horas/aula provenientes de disciplinas obrigatórias (3 disciplinas) e 180 horas/aula provenientes de disciplinas optativas (3 disciplinas), além de cumprir as atividades de Proficiência em Língua estrangeira (inglês, espanhol, francês ou alemão), Exame de Qualificação e Dissertação de Mestrado. Para titulação, o mestrando deve ainda obter aprovação de seu trabalho final por banca examinadora qualificada. O mestrado profissional requer também a entrega de um produto (derivado da pesquisa).

 

O processo seletivo é anual conforme edital específico, geralmente, é publicado no segundo semestre, e destinado vagas para servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vagas de demanda de ampla concorrência, vagas para pessoas pretas, pardas, indígenas e para pessoas com deficiência (PcD). O programa poderá dispor ainda de convênios com outras instituições interessadas em firmar parecerias para a formação qualificada de seus profissionais.

 

Missão

A missão do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UFRN) é formar e qualificar profissionais e pesquisadores de alto padrão acadêmico na área de concentração "Informação na Sociedade Contemporânea", para que possam desenvolver os trabalhos mais conscientes do papel ético, social, político, cultural, educacional e econômico da informação e do conhecimento. O caráter interdisciplinar da Ciência da Informação contribui para a construção de múltiplos olhares em torno dos problemas cada vez mais complexos que envolvem os diversos processos informacionais: produção, organização, transmissão, fluxo, gestão, uso, apropriação, mediação, bem como os desdobramentos da informação e de suas relações nos contextos sociais, institucionais e individuais.

 

Visão

Tornar-se reconhecido socialmente, nos âmbitos regional, nacional e internacional, como um Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UFRN) de excelência na formação de profissionais oriundos de diversas áreas que contribuam para a melhoria da sociedade a partir da dimensão informacional e do conhecimento, gerando e difundindo novos saberes (conceituais, teóricos, metodológicos e processuais) como também o desenvolvimento de produtos com aplicabilidade nos contextos específicos.

 

Linhas de pesquisa

1) Uso, Comunicação e Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da informação e do conhecimento; gestão de dados; gestão documental; inteligência governamental, competitiva e de negócios; auditoria da informação e do conhecimento; fluxos de informação nas organizações; interfaces da gestão da informação e da gestão de processos de negócios (BPM); avaliação da aceitação e do uso de sistemas de informação; gestão de sistemas e tecnologia da informação; alinhamento estratégico e governança de TI; gestão da segurança da informação; segurança de dados e privacidade; segurança cibernética; estudos das redes sociotécnicas, redes sociais e redes de conhecimento; cultura e comunicação organizacional; curadoria de conteúdo; competência em informação, comportamento informacional e práticas informacionais; tomada de decisão; inovação.

Professores associados à linha 1:

Dra. Andréa Vasconcelos Carvalho (líder)
Dr. André Luiz Dias de França
Dr. Daniel de Araújo Martins
Dra. Luciana Moreira de Albuquerque
Dr. Wattson José Saenz Peralles


2) Organização, Mediação, Tecnologia e Sociedade

Estudos históricos, críticos, epistemológicos e aplicados da Biblioteconomia e da Ciência da Informação; Ética, política e regimes de informação; Direito à Informação; Democratização da Informação; Cultura Informacional; Mediação da Informação e Mediação Cultural; Bibliotecas como dispositivos infocomunicacionais; Competência crítica em informação e Protagonismo Social; Memória social e Patrimônio Cultural; Comunicação científica e Ciência Aberta; Estudos métricos da informação e Visualização da Informação; Humanidades Digitais; Repositórios Digitais; Arquitetura da Informação Digital; Metadados e interoperabilidade em Sistemas de Informação; Organização da Informação e do Conhecimento.


Professores associados à linha 2:
Dra. Gabrielle Francinne de Souza Carvalho Tanus (líder)
Dr. Alejandro Caballero Rivero
Dr. Fernando Luiz Vechiato
Dra. Ilaydiany Cristina Oliveira da Silva
Dra. Monica Marques Carvalho Gallotti
Dra. Nancy Sánchez Tarragó
Dra. Patrícia Ladeira Penna Macedo
Dr. Pedro Alves Barbosa Neto


Perfil do egresso

O egresso do PPCI deve estar apto a ser um profissional de alto nível, que contribua para o desenvolvimento do campo da Ciência da Informação por meio do estudo de aportes teóricos e metodológicos inter e transdisciplinares a serem refletidos na gestão, organização e avaliação da informação e do conhecimento em distintas ambiências informacionais.


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao