ARTES/CCHLA

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

NAC expõe GUAP: Visitando o Passado e Construindo o Futuro
05/03/2024 19:44

O Núcleo de Arte e Cultura (NAC/UFRN) promove a abertura da exposição Guap: Visitando o Passado e Construindo o Futuro.  O evento acontece nesta quinta-feira, 22, às 16h, na Galeria Conviv’Art. A mostra é gratuita e permanece aberta ao público de 23 de fevereiro a 21 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Obra da exposição GUAP: Visitando o Passado e Construindo o Futuro Foto: Elidete Alencar

A mostra envolve 28 artistas, sendo 26 componentes do Grupo Universitário de Aquarela e Pastel (Guap/UFRN). A exposição conta com o auxílio de quatro mediadores da Galeria que ajudam os visitantes na compreensão do discurso expositivo e crítico da produção artística.

Coordenadora do Programa de Exposições Temporárias de Artes Visuais da Galeria Conviv’art, Elidete Alencar explica que a mostra convida os espectadores a uma jornada única através do tempo. “Esta exposição mergulha nas raízes e na evolução do grupo, destacando seu impacto cultural e sua visão para o futuro da arte. São expostas 50 obras, cada uma é um testemunho da jornada do Guap ao longo dos anos”, relata.

De acordo com a coordenadora, os visitantes têm a oportunidade de explorar uma coleção diversificada de obras, cada uma representando um momento na história do grupo, o que demonstra a dedicação, à inovação e à expressão artística da equipe. “É mais do que uma simples retrospectiva com objetos que provocam reflexões sobre a arte. É uma celebração dinâmica da trajetória do grupo e uma visão inspiradora do que está por vir. Ao embarcarmos nesta jornada artística, somos lembrados não apenas da importância de honrar nossas raízes, mas, também, do poder de construir um futuro vibrante e significativo por meio da expressão artística”, explica.

Sobre o Guap

O grupo atua desde 2001 com professores e estudantes da UFRN, além de artistas e membros da comunidade externa. É resultado de um projeto de extensão da Universidade, realizado pelo Departamento de Arquitetura (Darq) e apoiado pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC). O Guap reúne artistas para a produção de artes visuais na UFRN e também oferta cursos e oficinas para ampliar a visibilidade das obras.

* Obs.: O Departamento de Artes, onde o GUAP foi criado, também apoia a ação de extensão ou grupo consolidado de Arte e Cultura da UFRN.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao v4.12.18