Defesa Dissertação/Tese - Instruções

 

DEFESA DE DISSERTAÇÃO OU TESE

ORIENTAÇÕES E FORMULÁRIO DE CADASTRO DE BANCA

 

 

DEFESA DE DISSERTAÇÃO OU TESE

 

ORIENTAÇÕES GERAIS

  • O agendamento da defesa da dissertação/tese poderá ser feito tão logo o discente obtenha o parecer favorável da banca de qualificação.

  • A data da defesa deverá ser comunicada à secretaria do Programa com antecedência mínima de 10 dias, prazo estabelecido pela Pró-reitoria de Pós-graduação para registro no SIGAA. Caso o discente não seja considerado aprovado no 1º exame terá um prazo máximo de dois meses para submeter-se a outro exame.

  • No caso em que seja necessário providenciar passagem, hospedagem ou diárias para o(s) convidado(s) externo(s), a data da defesa deverá ser comunicada com antecedência mínima de 20 dias.O cumprimento de todas as etapas será um dos pré-requisitos para a defesa.

  • A defesa será inserida no SIGAA mediante o envio do formulário Cadastro de Banca de Dissertação/tese, conforme modelo fornecido, por via eletrônica (ppgbioquimica@gmail.com.br). Ademais, para agendar a data da defesa da dissertação ou tese junto à secretaria do PPGBIOQ, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:

I - termo de concordância do orientador;

II - termo de compromisso referente a normas éticas para publicação científica, de acordo com o modelo disponibilizado pelo PPGBIOQ;

III - histórico escolar do aluno;

IV - comprovante de submissão de manuscrito para revista qualis B2 ou superior, para o mestrado. O qualis será avaliado conforme definido pelo comitê em que o PPGBIOQ se insere;

V - comprovante de um artigo aceito em periódico qualis B1 ou superior, como autor principal, para o doutorado. Quando trabalho do doutorado tiver como foco principal a área de ensino em bioquímica, alternativamente o aluno poderá apresentar os comprovantes de um artigo aceito qualis B2 como autor principal e de um artigo qualis B1 ou superior como colaborador. O qualis será avaliado conforme definido pelo comitê em que o PPGBIOQ se insere;

VI - dissertação ou tese, para mestrado e doutorado respectivamente, conforme modelo disponibilizado pelo PPGBIOQ, a ser encaminhado em formato digital a cada membro da banca.

  • A não apresentação de qualquer um dos documentos descritos acima implica no não agendamento da data da defesa da dissertação ou tese.

  • A banca é escolhida pelo orientador, composta por 3 docentes doutores, com um obrigatoriamente externo à Instituição, no caso de mestrado, e 5 docentes doutores, com dois obrigatoriamente externos à Instituição, no caso do doutorado, ambas sob a presidência do orientador.

  • Há que se verificar a preferência da banca com respeito ao envio do boneco, se impresso ou em formato digital. Cada membro da banca examinadora deverá receber a dissertação ou tese completa no prazo mínimo de 20 (vinte) dias antes da data da defesa, caso algum dos membros solicite a cópia impressa esta será de responsabilidade do estudante e de seu orientador.

 

 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao