COMO REGISTRAR O PRODUTO EDUCACIONAL?

Os produtos educacionais desenvolvidos pelos mestrandos do PPGECNM são avaliados pela CAPES a partir de quatro (4) critérios:

 

1. Validação - No PPGECNM o Produto Educacional é validado pela banca de defesa através do instrumento "Ficha de Avalidação do Produto Educacional";

 

2. Utilização no sistema de educação - 

 

3. Acesso livre e (on line) - Para atender a este critério o PPGECNM disponibiliza seus produtos educacionais online no Repositório Institucional da UFRN (http://repositorio.ufrn.br) e Home Page Própria (http://www.posgraduacao.ufrn.br/ppgecnm).

 

4. Registro -  Neste critério é necessário a vinculação do produto a um sistema de informações em âmbito nacional ou internacional, por exemplo, ISBN, ISSN, ANCINE, Registro de Domínio, Certificado de Registro Autoral, Registro ou Averbação na Biblioteca Nacional, além de registros de patentes e marcas submetidos ao INPI. Para atenter a este critério, o PPGECNM registra seus Produtos com a licença aberta pelo Creative Commons.

 

 

O QUE SÃO AS LICENÇAS CREATIVES COMMONS?

 

"Creative Commons é uma organização sem fins lucrativos que permite o compartilhamento e uso da criatividade e do conhecimento através de instrumentos jurídicos gratuitos. O Creative Commons ajuda você a compartilhar legalmente seu conhecimento e criatividade para construir um mundo mais justo, acessível e inovador."

 

As licenças Creative Commons ajudam você a compartilhar seu trabalho, mas mantendo seus direitos autorais. Outras pessoas podem copiar e distribuir seu trabalho, mas apenas sob certas condições.

 

Para melhor entender o que são as licenças Creative Commons, recomendamos o vídeo abaixo:

 

 

 

Entenda as atribuições das licenças Creatives Commons em: https://br.creativecommons.org/licencas/ 

 

 

Como faço para registrar e licenciar meu Produto Educacional em Creative Commons?

 

Agora que você entendeu o que é a licença Creative Commons, vamos ver como funciona na prática o seu registro:

 

 

1)      [Licença recomendada pelo PPGECNM] - Na folha de rosto do seu produto educacional insira a imagem e texto abaixo:

 

 

ESTA OBRA ESTÁ LICENCIADA COM UMA LICENÇA CREATIVE COMMONS ATRIBUIÇÃO-NÃO COMERCIAL-COMPARTILHA IGUAL 4.0 INTERNACIONAL.

Esta licença permite que outros façam download, compartilhem, distribuam, remixem, adaptem e criem obras derivadas a partir desta obra apenas para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos créditos às(aos) autoras(es) e as novas criações sejam licenciadas sob os mesmos parâmetros.

 

TEXTO DA LICENÇA:

http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/

 

2)      Para saber mais sobre as características das licenças Creative Commons acesse: https://creativecommons.org/

 

3)      Se desejar alterar as características da sua licença acesse https://creativecommons.org/choose/ e em seguida edite a imagem, texto e link sugerido no item 1:

 

 

 

 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao