COMO REGISTRAR O PRODUTO EDUCACIONAL?

Os produtos educacionais desenvolvidos pelos mestrandos do PPGECNM são avaliados pela CAPES a partir de quatro (4) critérios:

 

1. Validação - No PPGECNM o Produto Educacional é validado pela banca de defesa através do instrumento "Ficha de Avalidação do Produto Educacional";

 

2. Utilização no sistema de educação - 

 

3. Acesso livre e (on line) - Para atender a este critério o PPGECNM disponibiliza seus produtos educacionais online no Repositório Institucional da UFRN (http://repositorio.ufrn.br), Home Page Própria (http://www.posgraduacao.ufrn.br/ppgecnm) e através da Biblioteca Digital Internet Archive (https://archive.org/).

 

4. Registro -  Neste critério é necessário a vinculação do produto a um sistema de informações em âmbito nacional ou internacional, por exemplo, ISBN, ISSN, ANCINE, Registro de Domínio, Certificado de Registro Autoral, Registro ou Averbação na Biblioteca Nacional, além de registros de patentes e marcas submetidos ao INPI. Para atenter a este critério, o PPGECNM registra seus Produtos na Biblioteca Digital Internet Archive (https://archive.org/) a qual possibilita ainda, o licenciamento em Creative Commons.

 

 

O QUE SÃO AS LICENÇAS CREATIVES COMMONS?

 

"Creative Commons é uma organização sem fins lucrativos que permite o compartilhamento e uso da criatividade e do conhecimento através de instrumentos jurídicos gratuitos. O Creative Commons ajuda você a compartilhar legalmente seu conhecimento e criatividade para construir um mundo mais justo, acessível e inovador."

 

As licenças Creative Commons ajudam você a compartilhar seu trabalho, mas mantendo seus direitos autorais. Outras pessoas podem copiar e distribuir seu trabalho, mas apenas sob certas condições.

 

Para melhor entender o que são as licenças Creative Commons, recomendamos o vídeo abaixo:

 

 

 

Entenda as atribuições das licenças Creatives Commons em: https://br.creativecommons.org/licencas/ 

 

 

Como faço para registrar e licenciar meu Produto Educacional em Creative Commons?

 

Agora que você entendeu o que é a licença Creative Commons, vamos ver como funciona na prática o seu registro:

 

 

1. Definir o tipo de Produto Educacional e a plataforma de registro.

 

Se o seu produto educacional for um vídeo, você deverá registrá-lo no Youtube e nas configurações de upload do vídeo, deverá acessar "Mais Opções" > "Licenças" e selecionar Atribuição Creative Commons.

 

Se o seu produto for sofware (jogo) ou documento de texto (Manual, Sequência didática, cartilha, caderno de ativadades, entre outros) poderá registrá-lo no Internet Archive (https://archive.org/).

 

 

2. Registrando software ou documento de texto no Internet Archive

 

 

O Internet Archive é uma organização sem fins lucrativos que está construindo uma biblioteca digital na internet, oferecendo acesso gratuito a pesquisadores, historiadores, acadêmicos, e ao público em geral. E qualquer pessoa com uma conta gratuita pode fazer upload de suas mídias. (Fonte: https://archive.org/)

 

 

Faça seu cadastro digitando e-mail, usuário e senha através do link: Sign Up at the Internet Archive

 

 

 

 

Em seguida, você receberá um e-mail de verificação. Abra o seu e-mail e clique no link recebido. 

 

Em seguida clique em "Log In" e digite seu email e senha.

 

Seu cadastro foi finalizado com sucesso.

 

Para inserir seu produto educacional, vá em "UPLOAD" no canto superior direito. Em seguida clique em "UPLOAD FILE".

 

Após inserir o arquivo do produto educacional, digite o título em "Page Title", faça um breve resumo em "Description", coloque palavras-chaves em "Subject Tags", coloque o seu nome e o de seu orientador em "Creator", a data de publicação em "Date", em "Colletions" selecione "Community text" para arquivos de texto ou "Community Software" para softwares, em "Test item" mantenha "No", selecione a linguagem em "Language".

 

 

Em "License" marque a opção "Creative Commons";

 

                        Se marcar a opção "Allow remixing" - Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos. Esta licença costuma ser comparada com as licenças de software livre e de código aberto "copyleft". Todos os trabalhos novos baseados no seu terão a mesma licença, portanto quaisquer trabalhos derivados também permitirão o uso comercial.

 

                      Não marcando "Allow remixing"- Esta licença permite a redistribuição, comercial e não comercial, desde que o trabalho seja distribuído inalterado e no seu todo, com crédito atribuído a você.

 

                         Se marcar a opção "Prohibit Commercial Use" - Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

 

 

 

 

Ao escolher a  licença, ela estará associada à sua produto educacional e será visualizada quando os usuários virem a página de detalhes.

 

 

SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2021 - UFRN - sigaa17-producao.info.ufrn.br.sigaa17-producao