PRODUTOS EDUCACIONAIS

 

 

 

 

Produtos educacionais com licença Creative Commons:

Attribution-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-ND 4.0)

 

 

 

2015 (Clique no título para acesso ao PE no Repositório Institucional da UFRN)

Produto Educacional

Autores

Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) como possibilidade para o ensino de função polinomial do 1º grau

Ângelo Gustavo Mendes Costa

Francisco Bandeira

Percepções de licenciandos do curso de ciências biológicas sobre a docência

Arnor Dionízio dos Santos

Ivanise Sousa

A orientação para ensinar a ler de forma compreensiva textos nos livros de Química

Camila Mayara Bezerra Victor

Isauro Núñez

Formação docente para a inserção da História e filosofia da ciência no ensino: Textos histórico-pedagógicos em discussão

José Diogo dos Santos Nicácio

Juliana Hidalgo

Proposta de formação continuada de professores com base nos elementos da pesquisa-ação

Kaline Soares de Oliveira

Ivaneide Costa

Orientações pedagógicas para o ensino e aprendizagem da geometria euclidiana espacial no ensino médio à luz da teoria da aprendizagem significativa

Lacorderio Tavares Fernandes

Francisco Bandeira

Glossário didático para o trabalho em classes regulares com Alunos surdos

Maria José Silva Lobato

Claudianny Noronha

Tópicos de história, linguagem e técnica do cinema para professores de ciências e matemática

Maria Romênia da Silva

Midori Camelo

Proposta para a construção de sessões voltadas para um público geral

Radma Almeida de Freitas

Auta Stella

Construção e avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de termoquímica.

Thiago Pereira da Silva

Carlos Neco

 

2016 (Clique no título para acesso ao PE no Repositório Institucional da UFRN)

Produto Educacional

Autores

 Roteiro de análise do potencial didático de espaços não formais de ensino

Adriana de Souza Santos

Ivaneide Costa

O uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino para o ensino de Química

Débora Cristina Oliveira de Santana

Josivânia Dantas

Errou e agora? Abordando o erro no ensino investigativo

Francarlos Martins de Carvalho

Midori Camelo

Sistema de numeração antigos em cursos de formação de professores

Gesivaldo dos Santos Silva

Bernadete Morey

A orientação para ensinar a explicar uma reação Química como um sistema complexo

Jefferson Andrey Lopes Matias

Isauro Nunez

Ensino da Bioquímica por meio de uma rede social educacional

João Batista Nóbrega Barbosa

Ivanise Guimarães

Etnomatemática da feira livre: contribuições para uma proposta didático–pedagógica de ensino–aprendizagem em matemática na educação básica

José Nilson Morais

Francisco Bandeira

Dos mínimos quadrados à regressão linear atividades históricas sobre função afim e estatística usando planilhas eletrônicas

Juliana Maria Schivani Alves

Giselle Sousa

O uso de textos de divulgação científica como recurso didático em aulas de biologia: concepções e relações com a abordagem CTS de ensino

Jussara Freire de Azevêdo Santiago

Magnólia de Araújo

Unidade didática no ensino de química utilizando modelos e analogias sobre o conteúdo estados físicos da matéria

Keila Barbosa da Fonseca

Carlos Neco

A SEQUÊNCIA DIDÁTICA: “Elas não se interessam por essa área"

Luís Victor dos Santos Lima

Josivânia Dantas

A orientação para explicar a estrutura e propriedades físicas das substâncias e dos materiais

Marcelo Victor dos Santos Alves

Isauro Nunez

Física térmica com ênfases curriculares em CTSA e ensino por investigação

Maria Kamylla E Silva Xavier de Almeida

Ciclamio Barreto

O Açaí e a Bioquímica

Vandreza Souza dos Santos

Carlos Neco

 

2017 (Clique no título para acesso ao PE no Repositório Institucional da UFRN)

Produto Educacional

Autores

Abordagem de conteúdos de Química com a dinâmica dos momentos pedagógicos

Braulio Alves de Albuquerque

Márcia Barroso

Como ensinar e aprender cidadania com o tema bioacumulação e biomagnificação trófica

Bruna Lorena Valentim da Hora

Ivaneide Costa

Nosso lugar no Universo: do horizonte local às representações da Terra e demais astros no espaço

Bruna Raíssa Gomes dos Santos Batista

Auta Stella

Pressão atmosférica, natureza da ciência

Deyzianne dos Santos Fonseca

Juliana Hidalgo

Trabalhando educação ambiental através de espaços verdes na escola

Ivanira Sales Batista

Márcia Barroso

O uso do termoscópio e da contextualização histórica na criação e aplicação de uma unidade didática para o ensino da termometria

Jeany Eunice da Silva

André Ferrer

Estudando o transporte de substâncias pela membrana plasmática de uma célula animal.

Klayta Benigno Ramalho Dantas

Ivanise Sousa

Atividades de matemática desenvolvidas no PIBID de Matemática da UFRN/Natal

Klêffiton Soares da Cruz

Fernando Cury

O curso de treinamento para professores leigos de 1963 a 1965 em Caicó-RN um documentário para a história da educação matemática

Liege Priscila de Medeiros

Liliane Gutierre

História da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de função

Luciana Vieira Andrade

Giselle Sousa

Cadê a água que estava aqui?

Marcela Gomes da Silva

Márcia Gorette

“Diálogos Sobre Genética”: Uma Análise Sobre o Processo Argumentativo em Aulas de Biologia

Marcos Leonardo Martins Silva

Márcia Gorette

Diálogo da etnomatemática, resolução de problemas e a educação de jovens e adultos

Maria Isabel da Costa Pereira

Francisco Bandeira

Guia de orientação para aplicação e uma história de três lados

Micarlla Priscilla Freitas da Silva Okaeda

Mércia Pontes

Utilizando textos de divulgação científica para o aprendizado de conceitos em ecologia

Sandra Luiza Sousa Santos de Almeida

Magnólia Araújo

Educação matemática na pós-graduação da UFRN (1995-2015) vozes, imagens e escritos

Wguineuma Pereira Avelino Cardoso

Liliane Gutierre

 

 

 

2018 (Clique no título para acesso ao PE no Repositório Institucional da UFRN)

Produto Educacional

Autores

Estrelas - o universo além do sistema solar: sugestões de sequências de ensino

Danilo Olímpio de Aquino

Ciclamio Leite Barreto

Você sabe realmente o que está comendo? Alimentos ultraprocessados e o estudo das cadeias carbônicas

Roberta Bezerra de Lima

Fernanda Mazzé

Matemática Aplicada à Apicultura: na perspectiva da Teoria da Objetivação e Pedagogia Freireana

Gerson Eugenio Costa

Bernadete Morey

Sugestões didáticas para exploração de mapas conceituais na formação pedagógica: evidenciando conteúdos biológicos

Clécio Danilo Dias da Silva

Elinei Almeida

Argumentação em Aulas de Biologia: uma atividade experimental sobre fotossíntese e respiração

Edilene Ferreira de Medeiros

Márcia Gorette

Saberes e Fazeres no Garimpo: Situações-problema para o ensino de matemática na educação básica

Freudson Dantas de Lima

Francisco Bandeira

História da Física e Natureza da Ciência na Formação Docente

Fábio de Abreu Souza

Juliana Hidalgo

Ensinando o conceito de soluções: uma abordagem CTS com a temática de plantas medicinais

Terciano Fonseca de Souza

Carla Cabral

Esquenta e esfria – por que isso acontece?

João Feliciano de Souza Júnior

Auta Stella

Passeando pela eletroquímica: um tour pelas reações redox e corrosão em contextos significativos

Jaqueline Suênia Silva de Medeiros

Carlos Neco

Funções Orgânicas Oxigenadas: uma sequência didática contextualizada sobre cabelos e xampus

Rafaela Cristina dos Santos Lima

Patrícia Moreira

Blaise Pascal (1623-1662), Um Humano: (RE)interpretações Com Vistas À Formação Inicial de Professores de Física

Daniel Medeiros Queiroz

Juliana Hidalgo

A água está acabando e agora?  

Brunna Crislayne Câmara da Costa

Ivaneide Costa

O mundo dos micróbios: Unidade de Ensino Potencialmente Significativa com flexibilização para estudantes surdos.

Naama Pegado Ferreira

Ivaneide Costa

Miniglossário de Libras sobre Microbiologia

Naama Pegado Ferreira

Ivaneide Costa

Ligar ou desligar? Os impactos das tecnologias midiáticas no ciclo sono-vigília!

Alberson Fagundes da Silva

Ivanise Sousa

Sobre a Confluência Entre História e Filosofia da Ciência e o Uso de Objetos Virtuais de Aprendizagem: Um Estudo de Caso na Formação Docente

Mykaell Martins da Silva

Milton Schivani

Um Minicurso para a Atuação de Mediadores na Educação Não Formal em Ciências da Natureza

Fábio Henrique Novaes de Lima

Auta Stella

Ensino de Fisiologia Integrada Por Meio de Uma Ferramenta Tecnológica: Vivências Com Alunos e Professores do Ensino Básico

Ileane Gurgel Mendes

Ivanise Sousa

Carcinicultura: Uma Proposta para Educação Ambiental em Aulas de Química

Mayara Cristina Queiroz Gonçalves

Josivânia Dantas

 

2019 (Clique no título para acesso ao PE no Repositório Institucional da UFRN)

Produto Educacional

Autores

Ensino de Astronomia no Contexto das Descobertas de Exoplanetas

Alcione Maria de Azevedo Rocha

Ciclamio Leite Barreto

Atividades Envolvendo a História da Educação

Odaívo de Freitas Soares

Fernando Cury

Matemática para Ensinar (e Aprender) Matemática

Marcondes Luiz da Silva Azevedo

Márcia Gorette

Promovendo a Habilidade Cognitivo-Linguística da Explicação por meio da estratégia de ensino P.O.E.

Anyelle da Silva Pereira Peixoto

Josivânia Dantas

Os saberes etnomatemáticos dos tecelões: Tecendo redes de ensino e aprendizagem na Matemática com a Teoria da Objetivação

Edney Araújo Lima

Francisco Bandeira

O PIBID de Matemática na UERN: Encontro de Memórias

Anelândia Maria Da Conceição Silva

Liliane Gutierre

Diga-me “o que” tu comes e eu te direi se saudáveis és

Rosa De Lima Silva

Ivanise Sousa

Matemática Inclusiva: Um Estudo Colaborativo Sobre Jogos Com Regras

Ana Karla Varela da Silva

Mércia Pontes

E se o berço da Álgebra fosse islâmico, ela seria terrorista?

Marlene Gorete De Araújo

Bernadete Morey

Bem-Estar Social: Tema Gerador para o Ensino Contextualizado de Química

Ana Beatriz Francelino Jota

Carla Cabral

EQUILÍBRIO QUÍMICO EM UM CONTEXTO LITORÂNEO: UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA

Thuanny Karoline de França Barbosa

Carlos Neco

Práticas educacionais sobre o conceito de Energia

Natália Noelma Antunes de Lira

Milton Schivani

História, Tecnologias e Matemática: Uma Aliança Potencial para conteúdos do 8° Ano

Alison Luan Ferreira da Silva

Giselle Souza

Educação para a sustentabilidade na RDSE Ponta do Tubarão: sequência didática – Ecossistemas costeiros

Josivan Fernandes de Araújo Júnior

Magnólia Araújo

 

2020 (Clique no título para acesso ao PE no Repositório Institucional da UFRN)

Produto Educacional

Autores

Oficinas Temáticas: Educação Sexual

Ewerton Ricardo Viana de Medeiros

Fernanda Mazzé

Jogo - Mineração Química

Kleiton Jullian Soares dos Santos

Fernanda Mazzé

Conhecendo 'Abd Al-Hamid Ibn Turk e sua resolução geométrica para equações quadrática

Jéssica Targino Muniz

Giselle Sousa

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE UMA GEOMEOTRIA NÃO EUCLIDIANA A PARTIR DA ANÁLISE DE DESLOCAMENTOS URBANOS UTILIZANDO O GOOGLE MAPS

Janilson Ananias de Amarante

Fernando Cury

Vídeo informativo sobre a importância dos Produtos Educacionais para o professor de Matemática

Cídia Paula da Costa Alves

Liliane Gutierre

Sequência didática - LUÍS, CÂMARA, AÇÃO: UMA EXPEDIÇÃO NO MUSEU CIENTÍFICO DE CASCUDO

Lutemberg Lima de Medeiros

Carla Cabral

Caderno de Atividades - Ornamentos e Geometria: um legado do mundo islâmico medieval

Emanuel Vieira Martins

Bernadete Morey

Conhecimentos Indígenas sobre o céu exercícios de diversidade epistemológica no Ensino de Astronomia

Letícia dos Santos Fonsêca

Auta Stella de Medeiros Germano

Material Didático Instrucional: aspectos éticos, econômicos e socioambeintais da mineração

Bárbara Lopes Schiavetti Guimarães Pereira

Ivaneide Alves Soares da Costa

Diário De Bordo: Uma Visita A Salas Multisseriadas No RN

Bárbara Fernandes Costa

Liliane dos Santos Gutierre

Tabuleiro Conceitual - Construindo Mapas Conceituais

Luiz Gustavo Damasceno Oliveira

Milton Schivanni

Por Dentro Das Marés

João Henrique de Souza Dantas

Auta Stella de Medeiros Germano

Néstor Eduardo Camino

 

SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2021 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao