Banca de DEFESA: MAYONARA FABIOLA SILVA ARAUJO

DISCENTE : MAYONARA FABIOLA SILVA ARAUJO
DATA : 05/05/2020
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA

QUALIDADE DO SONO, SONOLÊNCIA DIURNA E FATORES ASSOCIADOS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: UM ESTUDO BASEADO NOS DETERMINANTES SOCIAIS

Ciclo sono-vigília, determinantes estruturais da saúde, determinantes intermediários da saúde, saúde do adolescente.

O ingresso na universidade é considerado um marco na vida de muitos jovens. Contudo constitui-se como uma experiência estressora, que contribui para o surgimento de hábitos não saudáveis e podendo interferir na expressão do ciclo sono/vigília (CSV). Estas alterações do CSV podem acarretar consequências na saúde física, psíquica e social da vida desses jovens. Além disso, as condições de vida dos indivíduos e de grupos da população também podem levar a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população, sendo definidas como Determinantes Sociais da Saúde (DSS). Tendo como base esses determinantes, o objetivo deste trabalho foi identificar quais os fatores associados à má qualidade do sono e a sonolência diurna excessiva em universitários de um campus do interior do Rio Grande do Norte (RN), por meio do modelo de Solar e Irwin de DSS. Atualmente, este modelo esse é utilizado pela Organização Mundial da Saúde para embasamento de discussões e planejamento de políticas e ações nessa área. Participaram da pesquisa 298 alunos matriculados na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), na cidade de Santa Cruz interior do RN. A coleta foi realizada por meio de 04 questionários autoaplicáveis: “A saúde e o sono”; o questionário de cronotipo de Munique; a Escala de Sonolência de Epworth e o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburg. A associação entre as variáveis foi analisada por meio do teste Qui-quadrado. Aquelas que apresentaram valor de p ≤ 0,05 foram incluídas no modelo intermediário na regressão de Poisson. No modelo final foram incluídas todas as variáveis que permaneceram com valor de p ≤ 0,05 no modelo intermediário. Entretanto, as variáveis uso de eletrônicos e demanda acadêmica antes do horário de dormir durante a semana foram também incluídas no modelo final, devido apresentarem valores considerados tendência estatística (p = 0,06) e em virtude da literatura apresentar evidências que demonstram a influência desses fatores. A maioria dos universitários participantes são do sexo feminino (73,2%), com idade menor a 25 anos (90,6%), que não trabalham (91,6%) e não moram com a família (87,2%). A prevalência da má qualidade do sono e sonolência diurna excessiva foi de 79,2% e 51,3%, respectivamente. Dentre os determinantes intermediários da saúde, no modelo de regressão final foi observado que os jovens que apresentaram problema de saúde no último mês (PR= 1,184; IC95%: 1,061 – 1,321), fumavam (PR= 1,235; IC95%: 1,123 – 1,357), faziam uso de bebidas estimulantes próximo ao horário de dormir (PR= 1,258; IC95%: 1,144 – 1,384) e usavam eletrônicos antes do horário de dormir durante a semana (PR=1,186; IC95%: 1,003 – 1,402) possuem uma maior razão de prevalência de má qualidade do sono quando comparado aos jovens que não possuem esses comportamentos. Com relação à sonolência diurna, no modelo de regressão final foi observado que aqueles que relatam ir dormir por causa da demanda acadêmica nos dias da semana (PR= 0,726; IC95%: 0,539 – 0,978) e acordam no fim de semana para realizar demandas acadêmicas (PR= 0,663; IC95%: 0,481 – 0,913) apresentam pouca sonolência diurna comparados aos que não realizam esses comportamentos. Dentre os determinantes estruturais da saúde analisados, não foi observada nenhuma associação com a qualidade do sono e sonolência diurna excessiva dos universitários. Portanto, os universitários do interior do estado do RN apresentaram alta prevalência de má qualidade de sono e metade da amostra apresentou sonolência diurna excessiva. Sendo decorrentes de fatores biológicos, ambientais, sociais e em sua maioria, de fatores comportamentais.

Presidente - 1110960 - JANE CARLA DE SOUZA
Interno - 911.028.804-00 - WILTON RODRIGUES MEDEIROS - UFRN
Externa à Instituição - ANNA MYRNA JAGUARIBE DE LIMA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 25/04/2020 14:53