Banca de DEFESA: DIEGO MARQUES COELHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIEGO MARQUES COELHO
DATA : 31/05/2021
LOCAL: Google Meet: meet.google.com/kei-hcyh-tnj

DO TECIDO À CÉLULA-ÚNICA: COMO O USO DE DIFERENTES TÉCNICAS AUXILIAM NA IDENTIFICAÇÃO DE MARCADORES DE EVENTOS BIOLÓGICOS?

Neurociência, scRNAseq, Alzheimer, Neurobiologia do desenvolvimento, Transcriptômica.

O sequenciamento de RNA mensageiro em larga escala (RNAseq) permite avaliar a diversidade de transcritos expressos em um determinado momento de um sistema biológico. Através da bioinformática, podemos analisar os dados de sequenciamento para obter informações quantitativas sobre a expressão gênica, tais como a expressão diferencial de genes e suas isoformas (splices alternativos). Nesta tese, apresentamos dois estudos independentes que se valeram da bioinformática para obter informações relevantes sobre diferentes fenômenos biológicos. No primeiro caso, nós utilizamos dados de sequenciamento de RNAm em cérebros de pacientes com a doença de Alzheimer para estudar a expressão diferencial de genes e transcritos associadas com a progressão desta doença. Nós demonstramos que a análise de transcritos permite a identificação de alterações gênicas ignoradas em estudos anteriores avaliando apenas a expressão global dos genes. Utilizando dados de sequenciamento de RNAm em células únicas (scRNAseq), nós também mapeamos as alterações da expressão gênica no cérebro de pacientes com a doença de Alzheimer para tipos celulares específicos. Os resultados deste primeiro trabalho contribuem para uma melhor compreensão da patofisiologia da doença de Alzheimer e indicam potenciais alterações moleculares associadas com a doença em tipos celulares individuais. No segundo trabalho desenvolvido nesta tese, nós utilizamos a técnica de scRNAseq para estudar a diversidade de células progenitoras em estágios iniciais do desenvolvimento do neocórtex. Através de análises de expressão diferencial de genes e a utilização de uma abordagem utilizando redes de regulação da expressão gênica, nós identificamos o fator de transcrição Sox9 como um regulador-mestre do comportamento de diferentes subtipos de progenitores neurais. Confirmando estes achados da bioinformática, experimentos genéticos para manipular os níveis de expressão de Sox9 em progenitores neurais demonstraram a importância deste fator de transcrição na regulação da proliferação e diferenciação celular. Em conjunto, os resultados desta tese demonstram a importância da análise transcriptômica através de métodos complementares para uma melhor identificação das alterações da expressão gênica relevantes em diferentes contextos biológicos.

Externo à Instituição - MYCHAEL VINÍCIUS DA COSTA LOURENÇO
Presidente - 1674643 - MARCOS ROMUALDO COSTA
Externo à Instituição - PATRICIA PESTANA GARCEZ
Interno - 1507794 - RODRIGO JULIANI SIQUEIRA DALMOLIN