Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA LILIAN DANTAS CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENATA LILIAN DANTAS CAVALCANTE
DATA : 22/03/2020
HORA: 13:00
LOCAL: BioME - PPg-Bioinfo
TÍTULO:

Investigação exploratória dos fatores genéticos associados ao sistema de determinação sexual em Arapaima gigas (Pirarucu)


PALAVRAS-CHAVES:

Osteoglossiformes; Arapaima gigas; Diferenciação Sexual.


PÁGINAS: 43
RESUMO:

O Pirarucu, (Arapaima gigas) é um dos maiores peixes ósseos de água doce do mundo, podendo pesar por volta de 200 quilogramas e medir cerca de 3 metros de comprimento quando adulto. Pertence a família Arapaimidae, ordem dos Osteoglossiformes e tem como habitat natural a Bacia amazônica. Devido ao seu porte, à sua carne conter baixo conteúdo de gordura e pequeno número de espinhas, Arapaima gigas tornou-se uma espécie de especial interesse na pesca. Um dos problemas relacionados à sua exploração pesqueira é que não se conhecem os mecanismos genéticos ligados a sua diferenciação sexual, sua maturação sexual ocorre tardiamente, por volta do terceiro ao quinto ano de vida e o dimorfismo sexual não é uma característica relevante nesta espécie. Para um manejo mais sustentável, é de suma importância buscar um método eficaz e pouco invasivo para diferenciar sexualmente os indivíduos juvenis. Para isso, o estabelecimento de um marcador genético molecular relacionado com a diferenciação sexual seria uma vantajosa ferramenta. Análises anteriores do genoma de Arapaima gigas não obtiveram resultados significativos em determinar genes ou grandes regiões genômicas associadas ao sistema de determinação sexual destes indivíduos. Neste estudo, propusemos realizar diferentes abordagens com o intuito de identificar regiões repetitivas em excesso ou em falta em um dos sexos. Para isso, utilizamos dados genômicos de seis representantes adultos de Arapaima gigas, sendo três machos e três fêmeas. Após realizados esses estudos exploratórios no genoma, notou-se a existência de k-mers que estão representados de maneira distinta entre os indivíduos de sexo oposto. Não só a existência de k-mers como também, a identificação de alguns scaffold’s que a presença de haploidia se faz presente em um sexo e com cenário oposto no outro. As diferentes proporções na contagem de k-mers e sítios de heterozigose podem indicar a existência de fatores genéticos que podem auxiliar na sexagem dos indivíduos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2170415 - JORGE ESTEFANO SANTANA DE SOUZA
Presidente - 3063244 - TETSU SAKAMOTO
Notícia cadastrada em: 11/03/2020 08:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao