Banca de DEFESA: VANDECLECIO LIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANDECLECIO LIRA DA SILVA
DATA : 04/12/2019
HORA: 13:30
LOCAL: Sala B321, IMD
TÍTULO:

Bioinformática aplicada para identificação de genes de câncer/testículo e sua associação com prognóstico em uma análise pan-câncer.


PALAVRAS-CHAVES:

Bioinformática, Câncer/Testículo, antígenos, biomarcadores, prognóstico. 


PÁGINAS: 45
RESUMO:

Os genes de câncer / testículo (CT) são excelentes candidatos para imunoterapias do câncer devido à sua expressão restrita em tecidos normais e à capacidade de provocar uma resposta imune quando expressa em células tumorais. Neste estudo, realizamos uma análise genome-wide para os CT genes com a identificação de 745 putativos genes de CT. Comparando com um outro conjunto de genes de CT conhecidos, mostramos que novos CT genes foram identificados. Realizamos a integração várias bases de dados de expressão gênica de tecidos normais e de tumor, para identificação dos genes de CT. A integração de dados clínicos e de infiltração de células CD8+ no tumor, nos levou a identificar dezenas de CT genes associados com bom ou mau prognóstico. Para os CT genes relacionados ao bom prognóstico, mostramos que existe uma relação direta entre a expressão gênica do CT e um sinal de infiltração de células CD8+ para alguns tipos de tumores, especialmente melanoma. Além do mais, nesta tese contextualizamos a bioinformática em um cenário de big data.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1507794 - RODRIGO JULIANI SIQUEIRA DALMOLIN
Presidente - 1939184 - SANDRO JOSE DE SOUZA
Externo à Instituição - SIDNEY EMANUEL BATISTA DOS SANTOS - UFPA
Interna - 2261797 - TIRZAH BRAZ PETTA LAJUS
Externo à Instituição - ÂNDREA KELY CAMPOS RIBEIRO DOS SANTOS - UFPA
Notícia cadastrada em: 08/11/2019 09:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao