Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA AUXILIADORA LEITE DE MEDEIROS

DISCENTE : MARIA AUXILIADORA LEITE DE MEDEIROS
DATA : 15/07/2022
LOCAL: Sala Virtual

Caderno inteligente - Uma sequência didática para o ensino da eletrodinâmica, segundo o Novo Ensino Médio

Ensino de Física, Eletricidade, Novo Ensino Médio, Sequência didática, BNCC

Este trabalho foi desenvolvido em acordo com a BNCC-  Base Nacional Curricular Comum, e apresenta como produto educacional o material didático pedagógico intitulado “Caderno inteligente: O estudo dos princípios da eletrodinâmica e a utilização de equipamentos no cálculo do consumo de energia elétrica - segundo o Novo Ensino Médio”.

O material tem como objetivo proporcionar ao aluno e professor mais um recurso didático para o aprofundamento no estudo dos princípios de eletrodinâmica: a  definição de corrente elétrica, sua intensidade e seus efeitos,  a resistência elétrica e lei de ohm, além de Potência elétrica e o cálculo do consumo de energia elétrica orientando sobre a escolha dos equipamentos elétricos que permitem a economia de energia :relacionado ao consumo de energia elétrica pelas residências, buscando entender a partir do ponto de vista científico o consumo de energia elétrica sustentável e eficiente.

O Caderno inteligente apresenta conteúdos e atividades propostas  através de uma sequência de ensino com um planejamento bem definido das aulas a partir das habilidades e competências exigidas pela BNCC na matriz do componente curricular de Física, buscando atender a um dos pré requisitos fundamentais  do Novo Ensino Médio que é o de tornar a prática docente mais dinâmica e interativa favorecendo a

interdisciplinaridade, o protagonismo estudantil e o desenvolvimento  de  uma visão abrangente e crítica, apontando novas possibilidades educativas para conceitos tradicionalmente desenvolvidos de maneira isolada.

A sequência de ensino apresentada no caderno é fundamentada na teoria Sociocultural de Vygotsky, apoiando-se nas metodologias ativas de ensino.  Sua aplicação será realizada pela professora e autora do trabalho, com alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Anísio Teixeira, em Natal-RN, durante 6 encontros (6h/aulas)

Dessa forma, entendemos que possamos contribuir na prática docente do professor de Física durante a  transição do Ensino Médio para o Novo ensino Médio, para que, com o uso do material desenvolvido através da investigação e prática em sala de aula o professor tenha recursos e estratégias que o auxilie a  promover ao aluno uma formação ética em busca de um entendimento maior pela ciência aproximando-se e despertando o interesse de todos  pelo universo científico.

Presidente - 2646069 - ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
Interno - 345796 - CICLAMIO LEITE BARRETO
Externo à Instituição - JOAO MARIA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 27/06/2022 12:00