Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO ALEXANDRE DE MELO OLIVEIRA

DISCENTE : RICARDO ALEXANDRE DE MELO OLIVEIRA
DATA : 16/10/2020
LOCAL: Ambiente virtual

GLOBO NEGRO: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA PROCESSOS DE PROPAGAÇÃO DE CALOR E RADIAÇÃO TÉRMICA

Proposta de Sequência Didática. Globo de Vernon. Termologia. Aprendizagem Significativa de Ausubel. Ensino de Ciências por Investigação.

Este produto trata-se de uma proposta de sequência didática como material potencialmente significativo para processos de propagação de calor e radiação térmica, aplicado ao segundo ano do ensino médio, utilizando um experimento técnico, conhecido como globo de Vernon, globo negro, termômetro de globo ou globo-termômetro, que indica a Carga Térmica Radiante (CTR- Lei de Stefan-Boltzman) e a Temperatura Radiante Média (TRM). O processo de análise dos dados em conjunto com os alunos está fundamentado na teoria de aprendizagem Signicativa de Ausubel e no Ensino de Ciências por Investigação por Ana Maria Pessoa Carvalho. Desta forma, espera-se que os resultados dessa atividade facilite o entendimento dos alunos com relação aos conceitos de Temperatura, Calor e Radiação de Corpo Negro, contribuindo para o aprendizado da Termologia, com a perspectiva de ser considerada uma inovação substancial no processo de ensino.

Interno - 2646069 - ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
Interno - 1756325 - RONALDO CARLOTTO BATISTA