Banca de DEFESA: LEANDRO ARRILTON DE MEDEIROS

DISCENTE : LEANDRO ARRILTON DE MEDEIROS
DATA : 26/06/2019
LOCAL: Escola de Ciência e Tecnologia

SALA DE AULA INVERTIDA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE ONDULATÓRIA

Ondas, sala de aula invertida, método PeerInstruction, ensino híbrido e sequência didática

O ensino da Física tem sido uma tarefa árdua nos últimos tempos e pensando nessa dificuldade o presente trabalho busca expor o desenvolvimento de metodologias alternativas para resolver este problema. Trata-se de uma pesquisa aplicada no Ensino de Ondas onde foi aplicada a metodologia da sala de aula invertida que objetiva trabalhar o ensino na perspectiva colaborativa, tornando assim, o aprendizado mais significativo. A elaboração desse projeto teve como base a teoria de Vigotsky com os níveis de desenvolvimento no processo de ensino/aprendizagem e o método PeerInstructioncom base na teoria de Erick Mazur. O projeto foi implantado em duas turmas da 2ª Série do Ensino Médio. Na turma A, foi aplicada a metodologia de sala de aula invertida utilizando algumas ferramentas tecnológicas tais como: Videoaulas no Youtube, aplicativo do Plickers, o Google forms e o Google classroom – as mesmas foram utilizadas como forma de subsídio para três sequências didáticas utilizada no ensino de Ondas. Já na turma B, foi aplicada a metodologia tradicional. Esse processo distinto entre as duas turmas teve como objetivo investigar a eficiência da metodologia da sala de aula invertida. Após as aulas foi observado através da fala dos alunos e avaliação escrita que a turma A obteve maior desempenho em relação a turma B. O projeto foi válido uma vez que pôde contribuir com uma nova visão do ensino de Ondas.

Presidente - 2571630 - PAULO DANTAS SESION JUNIOR
Interno - 2998751 - PAULO HENRIQUE SOUSA DE OLIVEIRA