PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Telefone/Ramal: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDILBERTO LUIS LEMES GARCIA

DISCENTE : EDILBERTO LUIS LEMES GARCIA
DATA : 29/07/2022
LOCAL: meet.google.com/dfx-tpiy-gnc

PRODUÇÃO DE UM VÍDEO EDUCATIVO ABORDANDO O PROCESSO DE RECICLAGEM DO ÓLEO DE FRITURA.

Vídeo educativo; Reciclagem de óleo de fritura; Ensino contextualizado.

Compreendendo a importância de se estabelecer diálogos entre os conhecimentos científicos construídos, a realidade cotidiana e o contexto da escola básica, a abordagem didática de temas socialmente relevantes é cada vez mais necessária em vista de enriquecer os processos de ensino e aprendizagem de ciências, de modo geral, e de química, em particular. A presente proposta de pesquisa teve como objetivo central a produção de um material didático, em forma de vídeo educativo, que abordasse aspectos da problemática do uso e descarte do óleo de fritura, seus impactos ambientais, os benefícios e custos da reciclagem desse resíduo, aproximando, desse modo, elementos da experiência do dia-a-dia dos estudantes, do conhecimento químico, do contexto industrial e da conscientização ambiental. O percurso metodológico da pesquisa foi organizado em três etapas gerais: exame de fontes bibliográficas para a aproximação ao objeto de estudo; coleta e organização de dados para a produção de uma versão inicial do recurso audiovisual; avaliação das potencialidades e limites do Produto Educacional elaborado. A primeira etapa contribuiu para a definição do aporte teórico da investigação, levando em conta relatos de experiências didáticas publicadas na literatura da área sobre o tema objeto deste trabalho e, especialmente, categorias e diretrizes para a produção de roteiros de vídeos apresentadas por autores que produzem na linha de pesquisa de materiais didáticos, especificamente, de vídeos educativos; a segunda etapa considerou a coleta de um conjunto de informações – sobre um projeto em desenvolvimento no contexto escolar, entrevistas e registros fotográficos de visita técnica a uma indústria de reciclagem de óleo – as quais foram reunidas e articuladas viabilizando a elaboração do material audiovisual. A fim de obter dados empíricos que contribuam para a validação do Produto Educacional e enriquecimento da proposta, a terceira etapa da investigação considera a realização de um levantamento de dados empíricos sobre a percepção e opinião de estudantes e professores da Escola Básica acerca da versão inicial do vídeo educativo. Essa última etapa busca levantar indícios do potencial didático-pedagógico do Produto Educacional. Os resultados parciais demonstram promissoras vantagens do material didático produzido, sobretudo, por reunir e concentrar em um único recurso diferentes dimensões do problema abordado, e permitir uma relativa facilidade de acesso e uso em cenários e modalidades de ensino diversificadas. Espera-se que o levantamento de dados da terceira etapa da pesquisa acrescente elementos para a versão final da proposta de Produto Educacional, colaborando para a constituição de um potencial recurso didático que possa ser utilizado em contextos educativos diversos com distintos propósitos pedagógicos, de modo a enriquecer o processo de ensino e aprendizagem de química e favorecer a construção de conhecimentos mais amplos e atitudes mais bem fundamentadas sobre o tema explorado.

Interna - 1569330 - GRAZIELLE TAVARES MALCHER
Interno - 1138433 - LUIZ ALBERTO DA SILVA JUNIOR