PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Telefone/Ramal: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEF BRUNO DOS SANTOS

DISCENTE : ALEF BRUNO DOS SANTOS
DATA : 28/07/2022
LOCAL: https://meet.google.com/xkv-uvzj-umf

O EFEITO DOS ANIMES NA SIGNIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE TRANSFORMAÇÕES EM QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO.

Anime; Dr. Stone; Transformações; Significação da Aprendizagem.

Dois dos desafios do professor no atual cenário da educação básica é potencializar a participação dos estudantes e a significação da aprendizagem. Nessa perspectiva, explorar aspectos relacionados a cultura visual pop (filmes, programas de TV, histórias em quadrinhos, desenhos, internet, etc.) que os atuais alunos estão, constantemente, expostos é uma alternativa para tentar obter êxito no processo de ensino e aprendizagem. É relevante ressaltar que filmes, histórias em quadrinhos e animes, por exemplo, que fazem parte do contexto dos jovens da geração Z, podem não produzir conhecimento científico, mas realizam transmissão de informações e isso pode ser considerada uma ferramenta com grande potencial a ser explorado na educação. Por isso, deve ser bem planejado, avaliado e previamente estabelecidos os objetivos a serem alcançados. Um anime pode marcar a vida dos jovens pela sua história, mensagens transmitidas e pela trilha sonora. Como isso, é possível ser usado como pontapé inicial para discussões futuras, funcionando como um organizador prévio do conhecimento. Além disso, pode criar situações reais ou fictícias de aplicação conceitual. Apesar da popularidade de sagas famosas como Pokémon, Digimon, Dragon ball Z, entre outros, poucos são os relatos da descrição e potencialidade de sua aplicação em sala de aula. Desse modo, a proposta busca quebrar uma das barreiras invisíveis que cerca a inserção de novas estratégia no ensino, para potencializar a participação dos indivíduos a significação de sua aprendizagem. Nesse sentido, a pesquisa busca responder à questão: “Quais as contribuições da utilização do 4º episódio de Dr. Stone no processo de significação de aprendizagem em reações químicas?”. A proposta qualitativa e indutiva vem sendo desenvolvida no Colégio de Nossa Senhora do Carmo, na Cidade de Nova Cruz, com 28 alunos da 1ª série do Ensino Médio, com 14 e 15 anos, público característico da geração Z. Nesse contexto, a discussão do anime ocorre após sua exposição, de forma coletiva e direcionada, para que seja possível focar em todos os pontos previamente estabelecidos para aula. Por fim, é solicitado aos alunos a construção de mapas mentais, para que seja possível inferir quais as contribuições da ferramenta na significação da aprendizagem, respondendo à pergunta da pesquisa. Após a análise dos mapas mentais, produzidos pelos alunos, pode-se inferir que a utilização do episódio de Dr. Stone como pontapé inicial para as discussões, organizando o conhecimento prévio, se mostrou uma ferramenta em potencial para a significação da aprendizagem conceitual. É possível notar, na maioria das produções, as relações entre os conceitos, as cenas (ilustradas por imagens) e com o cotidiano, a vivência do aluno. Além disso, pode-se inferir que a ideia atrai a participação dos estudantes. Nesse contexto, é relevante ressaltar que o anime por si só pode não garantir a significação da aprendizagem, mas a discussão que é levantada após a exposição do episódio pode ter um grande peso nesse processo, contribuindo na visualização de aspectos incialmente não observados e no desenvolvimento dos conceitos. Com o foco na cultura visual pop, o Produto Educacional trata-se de um anime, em formato de Webtoon, que se encontra em fase de construção, de forma colaborativa pelos alunos e o professor, abordando conceitos químicos, que será disponibilizado na rede, estando acessível ao público e podendo ser usado por docentes no ensino de química.

Presidente - 1913849 - EDGAR PERIN MORAES
Interna - 1569330 - GRAZIELLE TAVARES MALCHER