Banca de DEFESA: MARCELO MAX BORGES CALIXTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELO MAX BORGES CALIXTO
DATA : 26/10/2020
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/wrc-uitw-dbp
TÍTULO:

O MÉTODO JIGSAW NO ENSINO DE ESTEREOISÔMEROS: APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES VISUOESPACIAIS E SOCIAIS EM AULAS DE QUÍMICA


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem Cooperativa. Método Jigsaw. Habilidades visuoespaciais. Estereoisômeros.


PÁGINAS: 160
RESUMO:

Atualmente, se faz necessário no ambiente escolar, a implementação de estratégias que facilitem o desenvolvimento de competências sociais. A aprendizagem cooperativa em seu método Jigsaw é uma metodologia ativa baseada na participação coletiva e ativa dos estudantes, aplicada geralmente para pequenos grupos, de forma a possibilitar o desenvolvimento cognitivo, através da troca de informações, e das habilidades sociais cooperativas. Neste sentido, foi desenvolvida uma sequência didático-pedagógica utilizando o método Jigsaw, em uma turma de 3º ano do ensino médio de uma escola pública de Fortaleza-CE, de maneira a favorecer o desenvolvimento visuoespacial de moléculas no estudo de estereoisômeros, concomitantemente com o desenvolvimento de habilidades sociais. Como referenciais teóricos, utilizamos resultados de pesquisas sobre aprendizagem cooperativa e de aplicação do método Jigsaw, alguns pressupostos da teoria sociointeracionista de Vygotsky e as dificuldades no ensino de estereoisômeros. Para coleta de dados qualitativos da pesquisa, foram aplicados: protocolo de observação, gravação de vídeo, atividades presenciais e virtuais e questionários avaliativos. O percurso metodológico foi desenvolvido em quatro etapas: a primeira foi a atividade virtual sobre aprendizagem cooperativa e método Jigsaw; a segunda consistiu na aplicação do método Jigsaw e construção de modelos moleculares; a terceira referiu-se a aplicação de questionário avaliativo e avaliação pedagógica coletiva; a última diz respeito a aplicação da avaliação pedagógica individual e questionários de processamento de grupo e avaliação da metodologia, em escala Likert. Com a aplicação do método Jigsaw percebeu-se que os alunos trabalharam de forma coletiva, solidária, colaborativa e ativa, interagindo e compartilhando suas ideias, desenvolvendo habilidades sociais e visuoespaciais a partir da construção de modelos moleculares, contribuindo significativamente para o processo de ensino e aprendizagem. Os resultados, obtidos através de questionários, revelaram que o método Jigsaw facilita o aprendizado dos estudantes e execução de atividades, favorecendo a participação ativa dos educandos. O Produto Educacional foi elaborado, na forma de cartilha, para ser utilizado por professores do Ensino Básico.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCISCO AUDISIO DIAS FILHO - UFC
Externa à Instituição - FABIANA ROBERTA GONCALVES E SILVA HUSSEIN - UFBA
Interna - 1298849 - MARCIA TEIXEIRA BARROSO
Presidente - 1412709 - NEDJA SUELY FERNANDES
Notícia cadastrada em: 06/10/2020 09:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao