PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Telefone/Ramal: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA REGINARIA GOMES LIMA

DISCENTE : FRANCISCA REGINARIA GOMES LIMA
DATA : 14/02/2020
LOCAL: À definir

Sequência didática no ensino de termoquímica: experimentos investigativos desenvolvidos por pares

Experimentação Investigativa, Ensino de Termoquímica, Sequência Didática

A Química é uma ciência cujos conceitos estão em constante transformação, e que mantêm sempre relação com nosso cotidiano. Levando em conta a grande atuação empírica experimental no papel de ajudar a desenvolver e consolidar esta ciência, devemos considerar a necessidade de aplicação das práticas experimentais em seu ensino. Porém, o educando ainda continua a apresentar dificuldades em associar a teoria científica com fenômenos observados no cotidiano, tornando a disciplina de química algo distante e complicada, que muitas vezes só remete a decorar fórmulas e reações, desmotivando-o. Como solução para superar esta situação, alguns autores recomendam que no início da prática experimental o professor apresente uma situação-problema, que seja de interesse dos estudantes e que o mesmo se sinta estimulado a decifrar tal enigma. Sendo as atividades práticas associadas ao contexto, utilizando uma abordagem investigativa, a realização delas será relevante e prazeroso para o educando. No ensaio de amenizar uma visão empirista-indutivista integrada às atividades experimentais, de modo a consentir uma participação dos educandos de forma ativa no processo de construção do conhecimento, a presente pesquisa busca desenvolver uma sequência didática, acompanhada de orientações e roteiros experimentais investigativos. Ela poderá auxiliar os educandos a aprofundarem e trabalharem os conhecimentos a respeito das reações de natureza termoquímica, com aplicação das atividades experimentais investigativas referentes aos fenômenos. O estudo está sendo desenvolvido como pesquisa qualitativa, aplicada com alunos do 2º ano do ensino médio da E.E.M. Gonzaga da Fonseca Mota, localizada na cidade de Quixadá, Ceará. A coleta de dados está sendo feita por meio de questionário aberto, questionário fechado (likert) e prova pedagógica. O produto educacional consistirá em uma cartilha contendo orientações didáticas para professores com regência no ensino médio da disciplina de química. A pesquisa se encontra em fase de analise do material aplicado, onde pretende-se explorar as habilidades e competências manifestados e adquiridas pelos sujeitos da pesquisa, a partir do uso dos roteiros experimentais investigativos.

Presidente - 1530500 - ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES
Interno - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR