PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Telefone/Ramal: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de DEFESA: RUBENIGUE DE SOUZA SILVA

DISCENTE : RUBENIGUE DE SOUZA SILVA
DATA : 27/09/2019
LOCAL: Auditório do CCET da UFRN

CAMINHOS DA REAÇÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE TAXA DE DESENVOLVIMENTO DA REAÇÃO

Sequência didática. Jogo didático. Caminhos da reação. Taxa de desenvolvimento da reação

O processo de ensino e aprendizagem em Química é ainda considerado um desafio para muitos professores que convivem com as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, uma vez que o conteúdo dessa disciplina é caracterizado pelo elevado grau de complexidade e das dificuldades de compreensão do mesmo. Por estas razões, é essencial a busca por recursos didáticos que possibilitem a melhoria do entendimento dos conteúdos dessa disciplina. Nesse sentido, este trabalho objetivou desenvolver uma sequência didática sobre o conteúdo taxa de desenvolvimento da reação, a partir de diferentes estratégias didáticas, tais como, vídeos, atividades experimentais, livro didático, notícias jornalistas e simuladores. A proposta propiciou um espaço de diálogo que aborda questões sobre alimentos, meio ambiente, química dos combustíveis e catálise. Além de abarcar estratégias expositivas, também foi elaborado um jogo educativo como ferramenta de auxílio ao processo de ensino e aprendizagem em química. Para analisar a proposta foi utilizado elementos da análise qualitativa e os dados foram coletados através de gravações (áudio e vídeo), feitas em sala de aula, diário de campo e formulários. Para a análise e tratamento deles foi realizada a triangulação que teve por objetivo abranger a máxima amplitude na descrição, explicação e compreensão do foco em estudo. A aplicação foi realizada em duas turmas da 2ª série do ensino médio, iniciando-se com a sequência de aulas de quatro blocos, duas aulas em cada bloco, perfazendo um total de oito aulas. Ao final foi aplicado o jogo didático que permite ao discente adquirir conhecimentos por meio de métodos alternativos aos modelos tradicionais de ensino, incorporando características lúdicas dos jogos aos conceitos e conteúdos. Com os resultados obtidos neste trabalho, foi possível identificar os conhecimentos prévios dos alunos e, com isso, utilizar estratégias, ferramentas e objetos educacionais aliados aos temas utilizados na sequência didática, o que possibilitou a motivação tanto no jogo quanto nas aulas para a discussão dos quatro temas. A interação entre alunos-alunos e alunos-professor, proporcionada pelo jogo foi intensa, assim como, nas situações-problema criadas nas aulas. O ludismo se destacou, principalmente no jogo, que apresentou muita diversão e prazer. Em uma análise geral o trabalho possibilitou aos alunos participantes estabelecer e relacionar os conceitos do conteúdo taxa de desenvolvimento da reação, através das problemáticas e questionamentos sobre os temas envolvidos, sendo a sequência didática e o jogo os principais produtos educacionais do trabalho.

Externo ao Programa - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
Externo à Instituição - FRANCISCO SOUTO DE SOUSA JUNIOR - UFERSA