Banca de DEFESA: PEDRO HENRIQUE PARENTE DE MESQUITA

DISCENTE : PEDRO HENRIQUE PARENTE DE MESQUITA
DATA : 15/02/2019
LOCAL: Sala C4 - Setor de aula II

Nas batidas dos beats e na cadência do flow. Hip-hop, ensino de história e identificação racial.

Consciência negra – Hip Hop - Ensino de História

Queremos, através do ensino de História, problematizar a identificação racial dos jovens a partir da utilização de fontes históricas musicais presentes no seu cotidiano. A proposta é a utilização do rap como elemento cultural no combate a perpetuação da ideia de uma democracia racial. O debate de identificação racial dentro do espaço escolar se mostra desafiador, mas inevitável de ser adiado, pois é preciso que seja trazido para o cotidiano dos alunos a prática de reflexão sobre quem são e como se encontram na sociedade em que vivem. A apropriação do movimento hip-hop mostra-se desafiadora, e necessária por ser uma linguagem que permeia o cotidiano do aluno no ambiente extra escola. Com essa perspectiva de uma nova análise dos fatos históricos, juntamente com a apropriação do discurso construído e difundido pelo movimento hip-hop é que procuro discutir novas formas desse aluno se identificar enquanto ator social. Entendemos que isso pode ser alcançado através do desenvolvimento de uma análise crítica, que procura questionar o que é apresentado para ele como matéria de História, para assim entendermos um pouco melhor a realidade.

Externa à Instituição - ANA CARLA SABINO FERNANDES
Interno - 1879280 - LIGIO JOSE DE OLIVEIRA MAIA