Banca de DEFESA: ACÁCIO LEANDRO MACIEL SIMÕES

DISCENTE : ACÁCIO LEANDRO MACIEL SIMÕES
DATA : 07/02/2019
LOCAL: Auditório B CCHLA

Método histórico, identidade juvenil e o jogo Percursos da Juventude Brasileira.

Ensino de história; método histórico; consciência histórica; juventude.

Por meio da análise de questionários e atividades realizadas por nossos alunos de ensino médio, de uma escola pública regular de grande porte em Fortaleza – CE (EEM Dr. César Cals), foram identificados dois problemas centrais relacionados à aprendizagem histórica: a dificuldade de apreensão de conceitos fundamentais para a construção do conhecimento histórico – como sujeitos, fontes, tempo histórico e historicidade; e o pouco ou nenhum grau de identificação dos discentes com os conteúdos substantivos estudados. Em diálogo com o conceito de consciência histórica debatido por Jörn Rüsen, esta pesquisa defende a proposição de um jogo didático de análise de pistas no qual se exercitem elementos do método histórico com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de formas mais autônomas de consciência histórica (crítica e genética). Nessa proposta, buscamos ainda promover uma aprendizagem histórica significativa, bem como a aproximação entre cultura escolar e a diversidade de culturas juvenis, por meio da abordagem de conteúdos substantivos que tangenciam sujeitos e processos históricos identificados com a categoria de juventude.

Externo à Instituição - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA - UFS
Interna - 1788270 - JULIANA TEIXEIRA SOUZA