Banca de QUALIFICAÇÃO: OSVALDO SANTOS FALCÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : OSVALDO SANTOS FALCÃO
DATA : 01/06/2018
HORA: 16:00
LOCAL: C4 Setor II
TÍTULO:

A relativização dos direitos humanos no Brasil e sua implicações no ensino de História na Escola Pública: EEEMT Prefeito Osvaldo Pessoa, PB.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História, Direitos Humanos, violência.


PÁGINAS: 47
RESUMO:

A tortura, banalização da violência e a relativização dos Direitos Humanos que se tem evidenciado em nossa sociedade bate contijuamente nas portas das escolas. Apesar da prática não ter sido criada na ditadura militar brasileira (1964-1985), foi nela que a tornou uma política de Estado durante seu período de vigência, o que serve para ilustar tão bem a importância de se criar uma cultura em Direitos umanos no país. Apesar de ser uma tarefa multidisciplinar, o ensino de História pode contribuir significativamente para a sua promoção dadas suas potencialidades emancipatórias. O processo de reconhecimento das diferenças, do respeito, da cultura de tolerância e de paz são componentes importantes dos Direitos Humanos. Este trabalho situa-se entre os seguintes marcos: o que pode fazer o ensino de História para entender e minimizar os efeitos históricos da violência na sociedade brasileira e que repercutem na disciplina escolar histórica em sala de aula? Como o ensino de História pode contribuir para uma formação em Direitos Humanos dos nossos alunos? Pretendeu-se estudar o processo se surgimento, consolidadação e evidência dos Direitos Humanos na sociedade ocidental e no Brasil; traçar seu paralelo com os documentos em educação para o ensino de História em Direitos Humanos e propor formas de atuação em se criar uma cultura em Direitos Humanos na escola em que atuaamos, escola Oswaldo Pessoa, PB.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1673791 - HAROLDO LOGUERCIO CARVALHO
Interno - 1675519 - SEBASTIAO LEAL FERREIRA VARGAS NETTO
Interno - 2527334 - VANESSA SPINOSA
Notícia cadastrada em: 01/04/2018 17:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao