Banca de QUALIFICAÇÃO: ERICKA LUANA GOMES DA COSTA CORTEZ

DISCENTE : ERICKA LUANA GOMES DA COSTA CORTEZ
DATA : 09/12/2019
LOCAL: NEPSA II

Sistema de descoberta e entrega: uma proposta de portal de busca integrada para o sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Sistema de descoberta e entrega. Portal de busca integrada. Bibliotecas universitárias. Recuperação da Informação. Encontrabilidade da informação.

A partir da observação dos usuários da Biblioteca Setorial Prof. Dr. Marcelo Bezerra de Melo Tinoco na realização de suas pesquisas nas diversas bases (Catálogo do SIGAA, Repositório Institucional, Biblioteca Digital de Monografias, Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN e Portal de Periódicos da CAPES), percebeu-se que muitos desconhecem uma ou mais bases, bem como têm dificuldades de recuperar e encontrar informações. Dessa forma, a criação de um Portal de Busca Integrada para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte por meio de um Sistema de Descoberta e Entrega amenizaria os aspectos apresentados referentes à recuperação e à encontrabilidade das informações disponíveis na ecologia informacional complexa do Sistema de Bibliotecas da referida universidade, sendo que os sistemas de descoberta e entrega oferecem aos usuários a busca integrada dos acervos informacionais em uma interface única.  A pesquisa, portanto, tem como objetivo estabelecer diretrizes para a implementação de um Portal de Busca Integrado para o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte a partir de um Sistema de Descoberta e Entrega. A metodologia utilizada para a presente pesquisa é a pesquisa-ação que proporciona ações conjuntas entre pesquisadores e participantes.

Externa à Instituição - SANDRA DE ALBUQUERQUE SIEBRA - UFPE
Presidente - 2086430 - FERNANDO LUIZ VECHIATO