Banca de DEFESA: JOYANNE DE SOUZA MEDEIROS

DISCENTE : JOYANNE DE SOUZA MEDEIROS
DATA : 04/11/2019
LOCAL: NEPSA II

AÇÕES PARA PROMOÇÃO AO ACESSO ABERTO IMEDIATO À PRODUÇÃO ACADÊMICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI: UM ESTUDO EMBASADO NA TEORIA DA AÇÃO RACIONAL

Embargo. Acesso Aberto. Produção acadêmica. Teoria da ação racional.

Esta dissertação tem como objetivo propor ações capazes de motivar os estudantes da Faculdade de Ciências de Saúde do Trairi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) a adotarem a disponibilização imediata dos trabalhos de conclusão de curso na Biblioteca Digital de Monografias, levando em consideração o alto índice de trabalhos de conclusão de curso embargados, com acesso restrito de um a três anos. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, com finalidade descritiva e abordagem mista, pautada na Teoria da Ação Racional. Foram aplicados questionários e entrevistas aos alunos e professores, de modo que a interpretação dos resultados se deu à luz da Teoria da Ação Racional. Em relação às informações coletadas, utilizou-se a análise estatística descritiva e inferencial para o questionário e, para as entrevistas, a análise de conteúdo. Os resultados sugerem que professores e alunos compreendem os conceitos de acesso aberto e embargo, bem como percebem que o embargo pode gerar atrasos para a realização de outros estudos. Os alunos demonstraram indecisão no tocante ao acesso aberto ou embargo do trabalho final na Biblioteca Digital, já os docentes mostraram-se mais aderentes à ideia de propor o livre acesso aos orientandos. Contudo, essa atitude positiva ao acesso imediato se contradiz com as práticas, pois foi identificado que o embargo é uma orientação dos próprios professores aos alunos para efetuarem o depósito na Biblioteca Digital de Monografias, sendo reflexo da forte cultura de publicar o trabalho final (elaborado em formato de artigo). Logo, as questões de direitos autorais nas revistas e, em particular, o receio de perder o ineditismo vêm contribuindo para o aumento de embargos. Assim sendo, as motivações que contribuem para o embargo são: futura publicação, recomendação do orientador e medo ao plágio. Deste modo, foi elaborado um plano de ação para, entre professores e alunos, difundir os benefícios do acesso aberto imediato, bem como capacitá-los no uso de ferramentas como SHERPA/RoMEO e Diadorim, a fim de auxiliá-los nas questões de direitos autorais relacionadas às políticas das editoras de periódicos e incentivar o depósito de pre-prints nos repositórios.

Externo à Instituição - FERNANDO CÉSAR LIMA LEITE
Interna - 1225695 - MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
Presidente - 3061498 - NANCY SANCHEZ TARRAGO
Notícia cadastrada em: 17/10/2019 11:25