Banca de DEFESA: MARIA ISAURA OLIVIA SOUSA E SILVA

DISCENTE : MARIA ISAURA OLIVIA SOUSA E SILVA
DATA : 16/10/2019
LOCAL: NEPSA II

AUDITORIA DE INTELIGÊNCIA NO SERVIÇO DE INFORMAÇÃO SOBRE MEDICAMENTOS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES

Auditoria de inteligência. Auditoria de ativos informacionais. Gestão da informação e do conhecimento. Serviço de informação sobre medicamentos.

A informação quando aplicada de modo estratégico pode agregar valor e se transformar em inteligência para auxiliar na tomada de decisão, resolução de problemas, desenvolvimento de inovações e obtenção de vantagens. Em um cenário onde todos podem criar, acessar e compartilhar informação e conhecimento, ao passo que o tempo disponível para selecionar, avaliar e utilizá-los de modo pertinente e produtivo se torna cada vez mais escasso, a gestão eficaz desses recursos se configura um desafio de suma importância. Nesse sentido, os centros e serviços de informação sobre medicamentos inseridos em um ambiente hospitalar apresentam-se como unidades especializadas que visam proporcionar informação de forma objetiva, pertinente e atualizada para atender à demanda da instituição e dos profissionais na assistência à saúde. O objetivo geral do estudo é auditar o Serviço de Informação sobre Medicamentos inserido no Hospital Universitário Onofre Lopes no tocante à sua contribuição para prática da assistência à saúde da comunidade hospitalar. Para isso, foi aplicado o método de auditoria de inteligência proposto por Carvalho (2010), visto que permite abordar de maneira holística todos os elementos necessários para o planejamento e a avaliação de unidades de informação. Trata-se de um estudo de natureza descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. O alcance da auditoria foi definido na perspectiva da organização, enquanto os aspectos a serem auditados estavam relacionados aos seguintes componentes: atores; processos; recursos de informação; e tecnologias. Na relação com os autores, foi verificado o comportamento informacional dos profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e farmacêuticos) e sua percepção sobre a unidade auditada, utilizando o questionário como instrumento para coleta dos dados. Para analisar o fluxo de informação fornecida aos usuários, foi realizada uma análise documental do processo e comparada ao modelo de fluxo de informação proposto pela autora Adriana Beal (2008). Uma análise situacional foi realizada utilizando o benchmarking para comparar serviços similares, quanto à estrutura e atividades desenvolvidas, o que possibilitou de identificar os pontos fortes e fracos da unidade. De modo geral, a constatação dos fatos identificados na auditoria subsidiou a elaboração do guia para implementação das recomendações de melhorias destinadas ao aperfeiçoamento do serviço e sua adequação e adaptação às mudanças na instituição, ao entorno, e aos usuários a que se destina atender.

Presidente - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Externo à Instituição - LILLIAN MARIA ARAÚJO DE REZENDE ALVARES - UnB
Interna - 1225081 - LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
Notícia cadastrada em: 02/10/2019 12:41