Banca de QUALIFICAÇÃO: SARA SALSA PAPALEO

DISCENTE : SARA SALSA PAPALEO
DATA : 26/02/2019
LOCAL: NEPSA II

COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE SERVIDORES FRENTE À INTRODUÇÃO DE UM NOVO SISTEMA: Um estudo de caso em uma Universidade Pública

Comportamento Informacional. Necessidade de informação. Gestão da Informação. Modelo de Wilson.

O comportamento informacional é uma das áreas nucleares da Ciência da informação que estuda o modo como as pessoas lidam com a informação, incluindo as atividades de busca, uso e troca de informações desempenhadas quando o sujeito se depara com necessidades informacionais. Essas necessidades estão relacionadas com o reconhecimento de lacunas para desenvolver algum trabalho ou atividade. O presente projeto se propõe a estudar o comportamento informacional de servidores técnicos administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo como base o modelo de Wilson (1981). A rotina administrativa da UFRN envolve a utilização de um conjunto de sistemas integrados, tendo sido incorporado recentemente um novo componente chamado Mesa Virtual, este consiste em um ambiente voltado para a abertura, gestão e tramitação de processos eletrônicos e documentos, uma vez que esta universidade está vivendo a transição obrigatória de seus processos para o meio eletrônico. Assim, os servidores que trabalham na esfera administrativa estão tendo que se adaptar a esta nova ferramenta. Diante de tal contexto, o problema de pesquisa norteador desta proposta é como a Instituição pode auxiliar de maneira efetiva os servidores do corpo técnico administrativo, nos processos de busca e uso da informação diante da necessidade de se adaptarem à adoção do sistema Mesa Virtual? Pretende-se como objetivo geral propor um instrumento para auxiliar os servidores da UFRN no processo de adaptação do sistema, a partir das características do seu comportamento informacional, e, para tal, busca-se alcançar os objetivos específicos de (A) Entender as necessidades informacionais dos servidores com relação ao uso do sistema Mesa Virtual; (B) Identificar os canais e fontes de informação mais utilizados pelos servidores; (C) Caracterizar o processo de busca e uso da informações, identificando as práticas de busca e possíveis barreiras percebidas pelos servidores. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com finalidade descritiva e de abordagem qualitativa. O instrumento consiste em um roteiro de entrevista, o qual se almeja aplicar com 14 servidores técnicos administrativos. Por fim, adotar-se-á a análise de conteúdo como técnica de análise de dados.

Externa à Instituição - ELIANE BEZERRA PAIVA - UFPB
Presidente - 1225081 - LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
Externa ao Programa - 1225695 - MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
Notícia cadastrada em: 15/02/2019 12:13