Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIA VALERIA ALVES

DISCENTE : MARCIA VALERIA ALVES
DATA : 27/02/2019
LOCAL: NEPSA II

PROPOSTA DE UM PORTFÓLIO DE FERRAMENTAS E PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA UMA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA

Gestão do conhecimento. Bibliotecas universitárias. Profissionais de gestão do conhecimento.

Aborda que na Sociedade do conhecimento tornou-se necessário, por parte das organizações, a agregação de valor das informações que circulam em seu âmbito. Assim fazendo, as informações poderão se tornar em conhecimento, que é um recurso valioso que promove o desenvolvimento dos indivíduos e por sua vez benefícios dentro da organização. Destaca que uma das formas para se chegar a esse nível é fazer uso da estratégia denominada Gestão do Conhecimento (GC). Há ferramentas e práticas que facilitam a GC dentro das organizações do conhecimento. Indica que a GC é uma importante estratégia no escopo organizacional, e por sua vez no âmbito das bibliotecas universitárias. Por isso, é que se verifica a necessidade desse tipo de gestão nesse tipo de organização. Desta forma, evidencia a necessidade desse tipo de gestão no âmbito da biblioteca central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, denominada Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), uma vez que após análise prévia nos documentos disponíveis no endereço eletrônico da BCZM ficou constatado que a biblioteca referida não possui nenhum documento que contemple uma política de GC (ou algo similar) formalmente institucionalizada. Diante disso, é que se busca responder a seguinte questão de pesquisa: Quais ferramentas e práticas de GC podem ser aplicadas na BCZM? Desta forma, o objetivo geral dessa pesquisa será propor um portfólio de ferramentas e práticas de GC para a BCZM. Para tanto foram adotados os seguintes objetivos específicos: a) Verificar o entendimento do gestor da BCZM quanto a GC; b) Identificar práticas e ferramentas de GC adotadas na BCZM; c) Descrever o uso das práticas e ferramentas de GC identificadas na BCZM; e d) Identificar ferramentas e práticas de GC para composição de um portfólio para a BCZM. Para o alcance dos objetivos, o estudo será de natureza descritiva, com a abordagem qualitativa e quantitativa. Os instrumentos escolhidos para o alcance dos objetivos mencionados incluem uma entrevista (abordagem qualitativa), que será direcionada ao gestor da BCZM e a aplicação de um questionário (abordagem quantitativa), que será direcionado aos servidores efetivos da biblioteca. Para a entrevista, a análise dos dados será através da Análise de conteúdo. Quanto à análise dos dados doquestionário, será realizada por meio da análise estatística descritiva simples. O resultado do estudo contribuirá para a construção de uma proposta de portfólio de ferramentas e práticas de Gestão do Conhecimento para aquela Unidade de Informação (UI).

Presidente - 3636721 - DANIEL DE ARAUJO MARTINS
Interna - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Externo à Instituição - ROOSEVELT BEZERRA DA SILVA FILHO
Notícia cadastrada em: 14/02/2019 13:35